Morretes ganha Casa da Memória nessa sexta (13) com história da cidade

Casa da Memória de Morretes. Foto: Marquinho Videomake/ Serra Verde Express.
Foto: Marquinho Videomake/ Serra Verde Express

Acontecimentos históricos que ajudaram a construir a cidade de Morretes, no litoral paranaense, ganham as paredes de um novo centro cultural. Inaugura nessa sexta-feira (13/09) a Casa da Memória Éric J. Hunzicker. O espaço visa ser ponto de referência para a preservação da história local. A visitação é gratuita.

A localização é estratégica: na estação do Trem da Serra do Mar Paranaense, da Serra Verde Express. O local foi reformado para agregar painéis que narram a história da cidade fundada em 1721. Desde o século anterior, a região já era visitada por exploradores e mineradores, parte do Ciclo do Ouro. Morretes passou depois por Ciclos da Erva-Mate e da Madeira, apresentados na Casa da Memória. A linha férrea também é um dos destaques do espaço, inclusive com desenhos do percurso no chão do local, criando uma experiência lúdica.

Pesquisa

A curadoria do espaço foi feita pelo historiador Éric Joubert Hunzicker, conhecido por ter se dedicado a resgatar a memória da cidade. Ele reúne centenas de documentos e jornais sobre o município desde a década de 1970. Em 2008, publicou o primeiro de diversos livros sobre a cidade: “Assim Nasceu o Hino Morretense”. Cinco anos depois, lançou “Morretes: Ensaios Biográficos de Vultos Históricos”. Produziu ainda a coleção “Morretes e Sua Grandiosa História”, com 31 volumes.

A contribuição do senhor Éric Hunzicker foi fundamental para a realização deste projeto. Estamos satisfeitos em ver o resultado e ansiosos para que todos possam conhecer e se inspirar com as histórias e homenagens exibidas aqui”, comenta Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express. A iniciativa é uma forma de celebrar o município, complementa ele: “proporcionar à comunidade e aos visitantes um local onde a história é contada de forma tão rica e detalhada”.

SERVIÇO – Inauguração da Casa da Memória Éric J. Hunzicker

Quando: inauguração em 13 de setembro de 2024 (sexta-feira)

Local: Estação de Morretes (R. Padre Saviniano, 768 – Morretes)

Horário: a partir das 10h até 17h

Quanto: gratuito

Informações: no Instagram da Serra Verde Express.

Por Brunow Camman
13/09/2024 09h00

Artigos Relacionados

Turismo arqueológico: Paraná planeja resgatar trilhas indígenas milenares

Morretes Chef: Festival une gastronomia e atividades culturais em outubro