Em tempos de terraplanistas e antivacinas, Moonfall – Ameaça Lunar é quase uma piada de mau gosto à comunidade científica. O novo-com-cara-de-velho longa de Roland Emmerich, estrelado por Halle Berry e Patrick Wilson, tenta usar todos os artifícios a seu favor, desde drama barato aos clichês de ficção científica, mas falha e entrega um roteiro desinteressante embrulhado de efeitos especiais mal acabados.
No filme, a Nasa recebeu a assustadora notícia de que a Lua saiu de órbita. As catástrofes relacionadas ao acontecimento preocupa as autoridades americanas e cabe à diretora da agência espacial, Jo Fowler, personagem de Halle Berry, encontrar uma solução. Ela se reúne com o “Dr.” KC Houseman (John Bradley) e o astronauta renegado Brian Harper (Patrick Wilson) em uma jornada para salvar a Terra.
Apesar das promessas, o filme não consegue entreter o suficiente. Com um roteiro simplório e um elenco desperdiçado, o longa constantemente subestima o espectador ao forçar relacionamentos rasos e ao explicar o óbvio. Todos os relacionamentos dos coadjuvantes ─ exceto a família de Fowler ─ tem o único objetivo de gerar empatia no público com os protagonistas, mas falham miseravelmente por serem basicamente centralizados em daddy issues.
Já o núcleo central é uma decepção à parte. A personagem de Halle Berry ocupa a mais prestigiada posição na Nasa, e mesmo assim a sensação que fica é a de que ela está sempre seguindo ordens, seja do seu marido, seus colegas e até mesmo do pseudocientista. Neste papel de mulher indefesa Berry excedeu as expectativas, infelizmente isto não era preciso na produção.
Falando em pseudociência, o personagem de John Bradley irá se tornar o herói dos fanáticos avessos a fatos que estão surgindo por aí. Diferente de Não Olhe Para Cima, onde o filme escancara os problemas causados pela dúvida à ciência, Moonfall parece abraçar a comunidade dos terraplanistas e derivados ao dar um arco de triunfo a um “megaestruturista”.
Inclusive, o desfecho criado pelos roteiristas com o objetivo de elevar a narrativa foi um show de horror por si só. O enredo cansado da rivalidade entre o homem e a máquina só se torna extraordinário em raras ocasiões, e não foi o caso do filme de Emmerich. Pelo contrário, a tentativa do diretor de criar um novo apocalipse depois de anos destruindo a Terra é medíocre.
Patrick Wilson infelizmente é o elo mais fraco do trio de protagonistas. Além do fato de ter sido traído pelos seus empregadores (choque) e ter decepcionado seu filho, nada mais agrega na construção do personagem. Em nenhum dos intermináveis 124 minutos de filme sabemos algo da vida pessoal do personagem. Além disso, a atuação do ator piorou consideravelmente no terceiro ato.
Com isso, o filme falha na sua única tarefa de entreter. Ao invés disso, o longa é apenas uma desculpa para ficar 2h numa poltrona de cinema.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.