A Casa da Cultura Polônia Brasil realizará a abertura da exposição e lançamento do livro meu coração de polaco voltou. Trata-se da tradução de poemas de Paulo Leminski para o polonês em uma edição bilíngue.
O evento trará a presença dos tradutores Piotr Kilanowski e Konrad Szczeniak, além de momentos de declamações em ambos os idiomas. É sobretudo uma homenagem ao nascimento do escritor, cujo pai veio de terras polacas.
“Na verdade, não se pode dizer se o coração polaco voltou ao Brasil ou à Polônia… Se sabe que fez, sim, uma viagem, e, para onde quer que vá, leva a bagagem e a mostra em seus textos”, afirma Pedrita Setenareski, estudante de Letras — Polonês pela Universidade Federal do Paraná. “A tradução para o polonês já se faz difícil pela própria língua de chegada… Passar um Paulo Leminski, com todas as suas brincadeiras, travessuras e peripécias linguísticas, a tal língua eslava… Ah, aí, sim, os professores se fizeram pioneiros e destemidos!”.
Ainda segundo ela, “é uma empreitada comparativa deliciosa de línguas distintas que, em matéria de peripécias e espoletagens linguísticas, não poderia ser melhor”.
Quando: 01 de setembro (terça-feira)
Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil (Rua Ébano Pereira, 502, Centro)
Horário: 20h
Quanto: Gratuito, devendo ser confirmada a presença através do e-mail [email protected]
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.