O Dia Mundial da Criatividade, comemorado do dia 21 de abril, foi criado para reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável no mundo, tornando-se parte do o calendário oficial da Organização das Nações Unidas e reunindo atividades que fomentam a economia criativa e sustentabilidade em mais de 50 países.

No Brasil, a iniciativa vai acontecer em diversas cidades espalhadas pelo território nacional, como Rio de Janeiro, Vitória, Teresina, Salvador, São Paulo, Fortaleza, Caxias do Sul e Curitiba. Com programação diversa, incluindo palestras e oficinas, o evento busca a consolidação e expansão da data para outras cidades no próximo ano.

Em Curitiba, com apoio da Escola de Criatividade – organização que há 10 anos atua com projetos voltados à criatividade em organizações e instituições de ensino -, as atividades da data vão acontecer no Mercado Sal, um polo de cultura e gastronomia que vai proporcionar um dia com diferentes ações, incluindo uma grande intervenção artística assinada pela produtora de arte urbana, Mucha Tinta, estabelecida há 10 anos na capital paranaense. A Mucha trabalha com artistas renomados e realiza projetos que valorizam o contexto urbano, democratizando as expressões culturais por toda a cidade. A intervenção gráfica será realizada em um contêiner de quase 4 metros e poderá ser acompanhada em tempo real, durante o sábado.

Além da ação com a Mucha Tinta, ainda destacam-se atividades nas seguintes frentes: Economia Criativa, com exposição de produtos de empreendedores da Casa 102, um espaço de trabalho colaborativo que incentiva a troca de experiências e boas ideias, e exposição de materiais eco responsáveis, com os produtos La Madera; Educação, com o bate-papo descontraído com o autor do livro “Criatividade na Educação – A arte de imaginar e realizar o futuro”, Jean Sigel, a presença do Bikebook, um projeto inovador e itinerante que incentiva o acesso à cultura por onde passa; Arte, com exposição do ilustrador, cartunista, animador e professor Guilherme Laqua. Além disso, a programação conta com diversas apresentações musicais ao longo do dia.

Serviço – Dia da Criatividade no Mercado Sal

Quando: 21 de abril de 2018 (sábado)

Onde: Mercado Sal (Rua Itacolomi, 1515)

Horário: a partir das 11h

Quanto: entrada gratuita