Em 1909, D.W. Griffith estreou seu curta-metragem A Drunkard’s Reformation. O drama narra a história de um homem que ao voltar para sua casa embriagado, tratando sua esposa e filha com hostilidade, decide ir, acompanhado de sua filha, à uma peça de teatro. O homem vê, então, na peça uma cena em que um marido alcoólatra bate em sua esposa na frente de sua própria filha. Ao se identificar de imediato com o marido em cena, o homem (que está em meio ao público do teatro) toma consciência de seu comportamento e decide mudá-lo pelo bem de sua família. Deixando de lado todo o aspecto pedagógico de recuperação do personagem do filme de Griffith, vamos nos ater ao momento de epifania do protagonista – Me Chame Pelo Seu Nome está repleto deles, não só nos próprios personagens do filme, mas principalmente em seus espectadores.
Dirigido por Luca Guadagnino, o filme é o terceiro da Trilogia do Desejo do diretor – composta também por I Am Love (2009) e A Bigger Splash (2015). Mas calma, esses filmes não têm relação alguma (exceto a abordagem sobre o desejo) com o longa, são todos obras independentes. A trilha-sonora original é de Sufjan Stevens e a direção de fotografia é assinada por Sayombhu Mukdeeprom.
A narrativa é apresentada a partir do ponto de vista de Elio (Timothée Chalamet), um jovem de 17 anos que mora no norte da Itália nos anos 80. Seus pais recrutam, uma vez por ano, um acadêmico para passar seis semanas na casa da família durante o verão, para que ele tenha a chance de revisar seus manuscritos antes da publicação. Na ocasião, Oliver (Armie Hammer), um norte-americano de 24 anos que está escrevendo sobre Heráclito, é o escolhido. O desenvolvimento do filme acompanha então o nascimento e os desdobramentos do amor entre esses dois personagens.
O objeto de estudo de Oliver é um dos indícios dos caminhos que André Aciman (autor do livro que deu origem ao filme) tomou para narrar a jornada de amadurecimento de Elio e o crescimento do amor do casal. O filósofo pré-socrático, considerado o pai da dialética, defendia que “nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem“. Aplicada ao filme, essa ideia representa não apenas a impossibilidade de que um amor como os que os dois vivem naquele momento se repita com igual desejo, intensidade ou circunstâncias, mas também, em consequência, a necessidade de, verdadeiramente, vivê-lo – por seu caráter único e passageiro, como o rio de Heráclito.
Além do filósofo, as esculturas gregas que são importantes em cenas-chave do filme também dão pistas sutis sobre o dilema enfrentado pelos personagens. Em determinado momento, Oliver conversa com o pai de Elio, que ensina para o estudante que algumas esculturas helenísticas (esculpidas sobre a influência de Praxíteles) desafiam o observador a desejá-las a partir de sua ambiguidade em não ter idade – por meio da “suavidade da curva” que o escultor impunha em suas obras. O dilema enfrentado por Oliver ao desejar Elio, de apenas 17 anos, se espelha na relação que o público estabelece com a obra de Praxíteles.
Mas, retomando a epifania de A Drunkard’s Reformation, assim como o homem de comportamento indevido do filme de Griffith se identificou com o protagonista da peça que assistia, é muito fácil o espectador se identificar com Elio – e talvez essa seja o grande trunfo da produção. A proposta de Griffith, ao mostrar que o processo de identificação e empatia que sentimos por personagens em manifestações artística é capaz de despertar e elucidar questões pessoais, aqui se concretiza. Qualquer filme com uma história bem contada e uma trilha-sonora certeira consegue fazer seu público se emocionar e relembrar antigas paixões. Me Chame Pelo Seu Nome, assim como apostava Griffith, te faz entendê-las. Entender que elas aconteceram em momentos e situações que nunca se repetirão, e que é isso que as tornam únicas e especiais.
O longa estreia em todo o Brasil nesta quinta-feira (18).
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro