Curitiba recebeu, na quinta-feira (30), o FEM Live Sessions. Maria Gadu e Ingo Pohlmann se encontraram no palco do Teatro Fernanda Montenegro e se apresentaram para, chutando alto, 300 pessoas – fato curioso, já que a cantora costuma encher o Teatro Guaíra e o Teatro Positivo.
Com vinte minutos de atraso, Pohlmann entrou em cena. Tocou durante mais de uma hora. No começo a plateia parecia empolgada com o gringo, que, apesar de ser alemão, é a representação perfeita do estereótipo americano dos anos 90: visual de Kurt Cobain, voz de Edward McCain, músicas que pareciam uma fusão de Nickelback com Damien Rice. Depois de um tempo as palmas foram diminuindo, as pessoas sussurravam perguntando pela Maria Gadu e o músico, mesmo assim, transbordava empolgação. Fazia piadas sobre os quilos que engordou comendo o brasileiríssimo brigadeiro enquanto seu baterista apreciava uma Skol.
Justiça seja feita: Pohlmann tem uma bela voz e parecia totalmente entregue ao show. Entre suas canções, merece destaque “StarWars”, composta a partir da frase “train yourself to let go of everything you fear to lose”, dita por Yoda. Diferente das demais, todas intimistas, essa era dançante e o público até cantou junto.
Quando chamou Gadu, a plateia se animou, mas a artista foi mera coadjuvante até que Pohlmann deixasse o palco. Ela não cantava em alemão. Precisou ficar sozinha com sua banda para emocionar verdadeiramente. Cantou “Tudo Diferente”, “Encontro”, “Bela Flor” e outros sucessos. Em “Dona Cila”, iniciada com um belíssimo solo de violoncelo de Federico Puppi, vários fãs derramaram lágrimas.
O espetáculo totalizou 2h30 e as pessoas começaram a ir embora, devido ao cansaço. Foi vergonhoso pensar que, caso Pohlmann tivesse se apresentado por último, o teatro teria ficado quase vazio. A ideia de realizar um show extenso no meio da semana (e começando às 21h, diga-se de passagem) não foi lá muito boa. A iluminação também não ajudava: quando não deixava a banda no escuro, explodia nos olhos dos espectadores.
Gadu não desanimou. Brincou sobre a falta de água em São Paulo, sugerindo que fossem cobrados galões de água como ingressos no próximo show em Curitiba. Mais tarde, recusou um pedido de casamento que foi gritado por uma fã dizendo que não é fácil a ponto de ser comprada com uma garrafa d’água.
Chegando às 3 horas de apresentação, Gadu apontou para a entrada do backstage e anunciou Pohlmann novamente. O músico, no entanto, veio da plateia, de onde assistia ao show. Os dois cantaram “Like a Rose”. Em seguida, a brasileira relatou que ficou confusa durante o processo de escolha do repertório compartilhado, já que as músicas de Pohlmann lhe pareciam iguais. Ele, por outro lado, não hesitou: quis “Shimbalaiê”. Finalizado o monólogo, cantou o refrão ao lado dela, extasiado.
Após agradecerem e deixarem o palco, as pessoas começaram a ir embora, enquanto meia dúzia insistia nos gritos de “bis”. Eles voltaram e pegaram o público quase na porta, mas não pareceram se importar. Entregaram suas versões de “Stand By Me” (Ben E. King) e “Jack Sou Brasileiro” (Lenine). Feliz, Pohlmann gritava “brigadeiro”, agradecia em alemão, ria, pulava. Na fila da saída, alguém definiu: “É o Podolski da música”.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.