Marcha do Orgulho Crespo celebra poder do cabelo afro em Curitiba

Bloco Afro Pretinhosidade. Foto: Day Luiza/Foto Folia.
Foto: Day Luiza/Foto Folia

Uma série de atividades ligadas à cultura negra e à celebração do cabelo afro acontece em Curitiba no dia 09 de novembro. Desde às 9h, a programação da Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba inclui teatro infantil, rodas de conversas com mães pretas, oficinas de penteados afro e shows. O evento será realizado na Praça Santos Andrade e é todo gratuito.

Chegando a sua nona edição, a Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba surgiu em 2016. O objetivo do movimento é valorizar a estética negra e a luta contra o racismo, questionando padrões estéticos preconceituosos. O evento se tornou um grande encontro cultural de empoderamento em busca da construção de uma sociedade mais igualitária e diversa.

Agenda

A programação cultural começa com a acolhida do público às 9h, seguido pela agenda do Espaço da Beleza Afro. Em cinco salas diferentes, acontecem conversas com mães pretas e pais pretos, contação de histórias afrocentradas, oficina de percussão para mulheres e oficina de jongo, tradicional dança afro.

Às 11h30, o Grupo Baquetá apresenta “Baquetinhá” celebrando as raízes culturais do Brasil. O Bloco Afro Pretinhosidade sai da Boca Maldita às 13h15 em direção à Praça Santos Andrade, tocando música negra com grande bloco de percussão. O projeto nasceu na Vila Torres em 2018, buscando reconexão ancestral pela música.

O palco da Santos Andrade recebe diferentes shows de nomes conhecidos do público curitibano. Maíra Carvalho canta às 14h40, seguida pelo projeto Sou Ébano, que resgata influências negras no rock, às 16h. O grupo Movimento Uniformemente Variado – MUV recebe a cantora Michele Mara. Às 18h40, tem show de Kimera e Dharma Jazz, que mistura música afro-brasileira com jazz e punk. A cantora Janine Mathias, que recebe diversos convidados para uma roda de samba.

SERVIÇO – 9ª Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba

Quando: 09 de novembro de 2024 (sábado)

Horário: a partir das 9h

Onde: Praça Santos Andrade (R. XV de Novembro, 2765)

Quanto: gratuito

Informações: No Instagram do evento.

Por Brunow Camman
29/10/2024 12h35

Artigos Relacionados

Teatro musical sobre Leci Brandão tem única apresentação em Curitiba em novembro

Ações culturais celebram consciência negra no Portão Cultural neste domingo (03)