E lá se foi mais um ano, 2017 chega ao fim com um saldo positivo quando o assunto é cinema. Fomos agraciados com grandes obras, outras nem tanto, e muito entretenimento de qualidade para todos. Em um ano marcado pela ascensão monstruosa da Netflix e suas produções por streaming, descobrimos que a ida aos cinemas nunca esteve mais forte. Serão quatro* produções ultrapassando o bilhão nas bilheterias mundo afora, um recorde de arrecadação em anos recentes. Lembrando que maioria dos títulos presentes nas listas aqui citadas possuem crítica lá na nossa área de críticas, confira.

Mundialmente falando, novamente quem dominou tudo foi a Disney; pra variar só um pouquinho. Além de ter o primeiro lugar da lista, a companhia ainda possui outros quatro longas entre os 10 maiores (tirando a participação direta no bom rendimento de Homem-Aranha). A empresa do Mickey conquistou 6 bilhões de dólares pelo segundo ano consecutivo, um recorde absoluto na história de Hollywood. As maiores rivais Universal e Warner, arrecadaram “apenas” 5 bilhões cada; destaque à primeira, dona por enquanto do segundo e terceiro lugar. É necessário citar como que o mercado internacional está com tudo e merece toda atenção. Foi de fora dos Estados Unidos que Velozes e Furiosos 8 conquistou 1 bilhão de dólares. A China sozinha conseguiu colocar um filme em sexto lugar e beirando 900 milhões de dólares. Fora que se formos analisar os dez filmes, apenas Mulher-Maravilha possui na fatia de sua arrecadação mais de 50% vindos dos EUA.

Top 10 bilheterias no mundo

1 – A Bela e a Fera (Disney) – 1,263 bilhão de dólares

2 – Velozes e Furiosos 8 (Universal) – 1,235 bilhão de dólares

3 – Meu Malvado Favorito 3 (Universal) – 1 bilhão de dólares

4 – Star Wars: Os Últimos Jedi (Disney) – 955 milhões de dólares*

5 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Sony) – 880 milhões de dólares

6 – Wolf Warriors 2 (filme chinês) – 870 milhões de dólares

7 – Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Disney) – 863 milhões de dólares

8 – Thor: Ragnarok (Disney) – 847 milhões de dólares

9 – Mulher-Maravilha (Warner) – 821 milhões de dólares

10 – Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Disney) – 794 milhões de dólares

*Star Wars VIII está apenas na segunda semana em cartaz e ainda estreará na China.

O Brasil também não ficou muito atrás e registrou excelentes bilheterias nos grandes blockbusters do ano. O ranking não se difere tanto da classificação mundial, com a presença de várias obras heróicas. Destaque vai para Liga da Justiça, que foi bem por aqui; mas que acabou não se consolidando em outros países e amargurando certo fracasso. A presença de Minha Mãe é Uma Peça 2, sendo que foi lançado em dezembro de 2016 e graças à esses números tornou-se o 3º filme mais assistido na história do Brasil e a maior bilheteria daqui. Vale citar A Cabana, que em solo brasileiro conquistou  mais de 1/5 da arrecadação total registrada mundialmente.

Top 10 bilheterias no Brasil

1 – Velozes e Furiosos 8

2 – A Bela e a Fera

3 – Liga da Justiça

4 – Meu Malvado Favorito 3

5 – Mulher-Maravilha

6 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar

7 – Thor: Ragnarok

8 – Logan

9 – Minha Mãe é Uma Peça 2

10 – A Cabana