Luto e memória percorrem livro com lançamento nesta quarta-feira (02/04)

Semy Monastier. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Registros de um processo de luto viram arte em um lançamento literário em Curitiba. A artista e autora Semy Monastier lança nesta quarta-feira (02/04) o livro “Um fio de chá é mais longo que a linha da vida na palma da minha mão”. O evento acontece na Biblioteca Pública do Paraná a partir das 17h30, com entrada gratuita. O evento terá ainda uma roda de conversa e leitura com a artista Laura Formighieri e a diagramadora e designer Jessica Emme, com tradução em libras.

No mesmo ano em que o mundo viveu um isolamento forçado de pandemia, Semy recebeu a notícia do diagnóstico da mãe. Ela foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), vindo a falecer ainda em 2020. O livro investiga as reverberações disso no processo de luto de Semy, por meio da escrita, da arte e de registros de memória.

O processo de luto não é linear. Assim também é a escrita. Acompanhar um adoecimento sem volta é complexo e a pergunta ‘quem cuida do cuidador?’ tem outra camada quando passamos por um período de quarentena, pois esse cuidado não era fisicamente possível”, afirma.

Mil livros serão distribuídos gratuitamente, em eventos como lançamento, entrega para equipe e encaminhamentos para bibliotecas, instituições de apoio a pessoas com doenças de alta complexidade e organizações voltadas à acessibilidade. O objetivo é alcançar um público diverso e também chegar a pessoas que tenham passado por situações semelhantes de luto a partir de doenças crônicas. Versões em PDF e audiolivro fortalecem o compromisso de acessibilidade do projeto.

Festival

O lançamento faz parte do Festival de Curitiba, dentro das Interlocuções. Esses eventos fazem parte das ações formativas do Festival, visando ampliar a experiência e integração entre artistas e público. São eventos gratuitos que atingem tanto estudantes da área quanto pessoas interessadas em ampliar o pensamento sobre artes cênicas.

SERVIÇO – Lançamento do livro “Um fio de chá é mais longo que a linha da vida na palma da minha mão” de Semy Monastier em Curitiba

Quando: 02 de abril de 2025 (quarta-feira)

Horário: das 17h30 às 19h30

Onde: Hall da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133)

Entrada: gratuita

Acessibilidade: evento acessível com tradução em libras.

Por Brunow Camman
01/04/2025 08h00

Artigos Relacionados

Espetáculos de dança para conferir na última semana do Festival de Curitiba

“O objetivo principal é o amor”: entrevistas de sábado (29) no Festival de Curitiba