“Lute como uma garota”! Marca curitibana chega à Europa

A Peita, marca-protesto da designer Karina Gallon, chegou neste mês de julho em Portugal junto com a empresa Passeatta, responsável pela produção e distribuição das camisetas “Lute como uma garota.” na Europa. A proposta é espalhar a mensagem e plantar sementes revolucionárias pelo continente europeu.

A Passeatta tem muito em comum com a Peita, ambas com nomes que nos remetem às lutas populares, além da visão de transformação social compartilhada entre as duas empreendedoras.

Você provavelmente já se deparou com alguém usando a camiseta “Lute como uma garota.” ao andar por Curitiba. A marca Peita surgiu com essa frase invadindo as manifestações do Dia Internacional das Mulheres, no dia 8 de março de 2017. A Peita cumpre com a missão de trazer os dizeres polêmicos do contexto das manifestações para o dia a dia, seja em camisetas, moletons, bolsas, bottons, ímãs, ecobags ou adesivos, com a intenção de causar incômodo e tirar as pessoas da zona de conforto, gerando diálogos sobre assuntos ainda espinhosos. A maioria das estampas são parcerias com movimentos, instituições e projetos sociais, mulheres que estão na militância e/ou empresas que se comprometem com o combate às opressões. O lucro ou parte da produção é doada para financiar as causas.

Por Julia Schneider
15/07/2021 18h41