Longa-metragem paranaense recebe três prêmios no maior festival de cinema do Brasil

Paraná nas telonas! O Festival de Gramado, maior festival de cinema do país, que aconteceu mais uma vez em formato online entre os dias 13 e 21 de agosto, premiou o longa-metragem paranaense “Jesus Kid”. A 49º edição recebeu inscrições de 893 filmes e desses foram selecionados 52, sendo três paranaenses.

O filme de Aly Muritiba levou três Kikitos para casa: melhor direção, melhor roteiro e o prêmio de melhor ator coadjuvante para Leandro Daniel Colombo. A trama acompanha um ator de western que é contratado para ser roteirista. A história é uma adaptação do livro de mesmo nome lançado em 2004 do autor Lourenço Mutarelli.

Além de receber o prêmio de melhor direção, Muritiba esse ano também teve o seu filme “Deserto Particular” selecionado para mostra Venice Days, do Festival de Cinema de Veneza

Os outros dois filmes paranaenses que concorreram na categoria de curta-metragem infelizmente não trouxeram o prêmio para casa. Eram eles “Aonde vão os pés”, de Debora Zannata, e “Da Janela Vejo o Mundo”, primeiro curta-metragem de Ana Catarina Lugarini. “Aonde vão os pés” acompanha uma adolescente, narrando para sua mãe, lembranças de sua vida e personalidade, que foge do padrão de gênero, ao contrário de sua irmã. Já em “Da Janela Vejo o Mundo” a protagonista Catarina anda pela areia da memória. O filme terá sua estreia no Festival.

Por Deyse Carvalho
23/08/2021 14h41