“O Touro” (2015), primeiro longa-metragem da brasiliense Larissa Figueiredo, realiza sua estreia nos cinemas nacionais no dia 08 de setembro. Em Curitiba a estreia acontece no Cine Espaço Itaú, no Shopping Crystal, às 20h.

O filme se passa na Ilha de Lençóis, localizada no Arquipélago de Maiaú e a aproximadamente 150 km da capital do Maranhão, São Luís. A narrativa, que se configura como um documentário fantástico, se desdobra em torno da visita da portuguesa Joana (Joana de Verona), que vai a ilha querendo saber mais sobre a lenda do touro encantado e sua relação com Dom Sebastião.

Segundo a lenda, quando o Rei Português D. Sebastião perdeu a Batalha de Alcácer Quibir, seu corpo foi engolido pelas areias do Marrocos e desapareceu. Seu espírito, no entanto, organizou um exército que passou a explorar novas terras até chegar ao Brasil e fundar um reino encantado na ilha maranhense.

Brasiliense e filha de maranhense, a cineasta Larissa Figueiredo possui forte identificação com a cultura popular do Maranhão e sempre teve o desejo de exprimir esse encantamento em seus filmes. No curta-metragem “O rei”, de 2014, a artista conta sobre o desaparecimento de D. Sebastião no Marrocos e a revelação do seu paradeiro, na longínqua Ilha de Lençóis.

SERVIÇO – ESTREIA DO LONGA-METRAGEM “O TOURO”

Quando: 08 de setembro de 2016 (quinta-feira)

Onde: Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal) – R. Comendador Araújo, 731

Horário: 20h