Livros de autores curitibanos são disponibilizados gratuitamente em aplicativo

Curitiba Lê Digital. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Livros gratuitos de escritores e escritoras curitibanos são disponibilizados no aplicativo Curitiba Lê Digital. O projeto da Fundação Cultural de Curitiba recebeu nesta quinta-feira (19/12) dez novas publicações no formato digital, que podem ser lidas no celular ou no tablet. Assim, quem tiver o app (que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Apple Store e Google Play), já terá acesso às novidades.

A variedade de gêneros literários é destaque da quarta edição de renovação da Estante Curitiba. São romances, contos, poesia, literatura infantil, ensaios e até uma autobiografia. “O acesso ao Curitiba Lê Digital, com uma variedade de títulos para todas as faixas etárias, se torna uma opção neste período de recesso, em que as Casas da Leitura estarão fechadas ao público”, lembra a coordenadora de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, Mariane Filipak Torres. As novidades se unem a outros mais de 200 livros que já fazem parte do acervo, incluindo grandes nomes nacionais e mundiais.

Leituras

A autobiografia “Doces Memórias de uma mulher negra na Grande Curitiba” tem autoria de Alice da Silva. A artista tem uma longa carreira na cidade, trabalhando de camareira no Teatro Guaíra até como colaboradora no Centro Cultural Humaitá, além de ter atuado por mais de 30 anos na Fundação Cultural de Curitiba. Já o romance “Sô Zoripes e a Moça com Anel de Pedra Verde”, de Nará Souza Oliveira, narra uma cozinha de um quilombo fictício. Marise Manoel lança suas poesias em “Galo Sem Turno”, trazendo textos desde os anos 1980.

Dois livros infantis entram para o aplicativo. “Azizi, O Presente Precioso”, de Lucimar Rosa Dias, trata de adoção inter-racial. E “A História de Piragui”, de Olivio Jekupe e Maria Kerexu, narra uma história da cultura guarani. Paulo Henrique da Cruz Sandrini lança seus contos de crítica social no livro “O Estranho Hábito de Dormir em Pé”. Susan Blum também traz contos em “Novelos Nada Exemplares”, com diálogos com outros autores e jogos de palavras.

O livro de ensaios de Valdir Izidoro Silveira, “Escritos de Resistência – Quatro Décadas de Reflexão”, narra questões políticas envolvendo democracia e movimentos sociais. O romance “O Escritor Morre à Beira do Rio”, de Lucas Lazzaretti, traz um protagonista observando as atividades de um vizinho, divagando sobre as mudanças da região. Outro livro de poesia encerra os lançamentos: “Querides Monstres”, de be rgb. Os textos exploram a poética translíngue e sua jornada como pessoa não binária.

Por Brunow Camman
20/12/2024 10h00

Artigos Relacionados

Livro celebra música independente em Curitiba; lançamento acontece nesta quinta (19)

Ganhe Mais: Livrarias Curitiba sorteia vale-presentes de R$ 1000 até fevereiro