No próximo dia 10 de dezembro, acontece o lançamento – em evento fechado para convidados – do livro “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba – Memória do Gosto”, publicação que resgata memórias relacionadas à cultura gastronômica da capital paranaense. Com realização da CANAL/mkt e da importadora Porto a Porto, o livro tem como fio condutor a história que passa pelas mesas de mais de 40 bares e restaurantes, tendo como pano de fundo o contexto histórico e social da cidade em diferentes períodos.

A diretora editorial Rafaella Malucelli faz questão de ressaltar que essa não é uma pesquisa fechada. “Iniciamos esse projeto com 24 locais definidos pelo conselho editorial. No entanto, o trabalho ganhou corpo e vida própria, então esse número aumentou muito e alguns estabelecimentos aparecem com mais destaque e outros são apenas citados”, justifica.

O ambicioso projeto contou com um time de consultores para fundamentar a pesquisa, entre eles, os empresários Pedro Corrêa de Oliveira e Aldo Malucelli, o enófilo e colunista da Gazeta do Povo e Revista Gosto, Guilherme Rodrigues e a gerente de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak. “No início do projeto tivemos o privilégio de ter entre os idealizadores o falecido Professor Carlos Antunes, que desenvolveu uma bela trajetória à frente do Grupo de Estudos em História e Cultura da Alimentação na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Seu trabalho foi assumido pelas alunas Sabrina Demozzi e Mariana Corção”, comenta o diretor da CANAL/mkt, Aldo Malucelli.

Apesar de muito ter se perdido no tempo, a diretora editorial conta que nas entrevistas realizadas com frequentadores e familiares, foi possível descobrir o que ainda está cravado no coração de todos que fizeram parte dessa história. “Nessa obra, o leitor terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo por estabelecimentos que representam muito mais que um local para fazer uma refeição, foram pontos de encontros de amigos e ambientes para ver e ser visto”.

Para Pedro Corrêa de Oliveira, a miscelânea de culturas e pessoas de diferentes origens que aqui passaram, principalmente após a construção da estrada de ferro Paranaguá – Curitiba, fez de Curitiba um grande caldeirão gastronômico. “Além da comida caseira que observamos ser servida no dia a dia de bares, no começo do século XX, vemos inúmeros pratos e ingredientes de origens estrangeiras que aqui se tornaram parte do menu curitibano”, ressalta o diretor da importadora Porto a Porto.

Por consequência dos fatos, ao longo do trabalho de pesquisa, que durou cerca de um ano, o livro “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba” também assumiu o status de homenagem ao professor Carlos Antunes e ao saudoso Luiz Alfredo Malucelli – pai de um dos idealizadores da obra, Aldo Malucelli – que por mais de duas décadas foi colunista de gastronomia em importantes publicações locais e nacionais.

Livro resgata história de bares e restaurantes de Curitiba – Serviço

Data: 10 de dezembro (quarta-feira)

Venda do livro: livrarias de Curitiba

Quanto: R$68