Aproveitando o Dia do Professor nessa terça-feira (15/10), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões promove o lançamento de uma novidade literária em Curitiba. A partir das 17h, o poeta Álvaro Posselt e o ilustrador Nilson Müller apresentam o livro “Os Haicais do Zequinha”. A publicação celebra um personagem icônico da cultura paranaense, o Zequinha.
Criado no fim da década de 1920, o palhaço Zequinha ilustrava figurinhas que acompanhavam balas vendidas no Paraná. Ao longo das décadas, a criação que apareceu primeiro nas balas da fábrica A Brandina dos Irmãos Sobania, foi sendo revisitada. Os primeiros desenhos eram de Alberto Thiele e Paulo Carlos Rohrbach, ganhando novas interpretações junto com novos produtos.
O Zequinha voltou em 2021 com novo álbum de figurinhas, e a recepção do público foi tão boa que o personagem passou a ilustrar outras criações. A união do Zequinha com a poesia já ganhou exposição no Memorial Árabe, e o primeiro lançamento do livro no dia 05 de outubro na Gibiteca de Curitiba. Agora, o evento traz novamente o autor do livro, o poeta curitibano Álvaro Posselt, e o ilustrador Nilson Müller, para autógrafos.
“Os Haicais do Zequinha” traz o formato haicai, de poemas orientais feitos em três versos, com ilustrações exclusivas. Essa estrutura ficou famosa no Paraná com expoentes como Paulo Leminski e Helena Kolody.
Quando: 15 de outubro de 2024 (terça-feira)
Horário: das 17h às 20h
Onde: Espaço Cultural Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530).
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.