A luta por dar voz a grupos considerados minoritários tem ganhado cada vez mais destaque, inclusive no ambiente de trabalho. As empresas de comunicação já vem lidando de forma mais ativa nesse sentido, não apenas em suas campanhas para clientes como também em seus ambientes internos. Com o Dia Internacional da Mulher chegando, são relembradas ações de celebração, com especial atenção às mais concretas.
O acesso e promoção de mulheres a cargos de liderança estão entre formas reais de implementar voz às mulheres no mercado de trabalho. E a longo prazo, muito além de qualquer data comemorativa. A Páprica Comunicação trabalha com esses tópicos, tanto que hoje tem todas as coordenações da agência sendo feitas por mulheres. O único homem em cargo de liderança é o fundador da Páprica, Renan Vargas. Como um todo, a empresa tem 65,7% do quadro de funcionários composto por mulheres.
“Estou entre mulheres que compartilham a liderança igualmente, sem que tenham que se preparar para a hostilidade masculina”, comenta a gestora de contas da Páprica, Karina Hirami. “Trabalhar em um ambiente ocupado por mulheres é chegar no alto da montanha e celebrar o que fazemos de melhor. Aqui, agimos e temos voz para nós e para o outro”. Uma equipe com forte presença feminina busca não apenas abrir espaço para mais mulheres, mas também resolver questões como assédio no trabalho. A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) divulgou no ano passado a pesquisa A Mulher na Comunicação, que revelou, além de disparidades salariais e falta de oportunidades de promoção, um dado alarmante. Das entrevistadas que trabalham na área de comunicação, 72% revelaram terem sofrido assédio no local de trabalho.
O próprio Dia Internacional da Mulher foi criado inspirado em uma luta delas por direitos trabalhistas. Oficializada pela ONU nos anos 1970, a data de 08 de março relembra um ato ocorrido em 1911 em Nova York. Nesse dia, funcionárias de uma fábrica entraram em greve exigindo menos horas de trabalho (elas chegavam a trabalhar 16 horas por dia) e salários iguais aos dos homens. Dias depois, um incêndio na fábrica tirou a vida de 146 pessoas, sendo 125 mulheres. Assim, a data foi escolhida como forma de centralizar as lutas das mulheres, não apenas por direitos trabalhistas como também por representação política e social igualitárias.
No ambiente de trabalho, é preciso tomar ações afirmativas para combater os dados que ainda demonstram a disparidade não só salarial como de oportunidades para mulheres. Das entrevistadas na pesquisa da Aberje, apenas um quarto afirmou que suas empresas possuíam programas de crescimento profissional com foco em presença feminina.
Na Páprica, o acompanhamento da evolução individual de cada funcionário é destaque, o que atrai e estimula mais mulheres a buscar cargos de liderança. “Me sinto desafiada, valorizada e com uma oportunidade incrível nas mãos”, define Aline Mota, coordenadora de design. “É maravilhoso ver de perto o crescimento do time, dia a dia, e é uma grandes responsabilidade também”. Amanda Hecke, coordenadora de operações e pessoas, complementa: “ocupar um papel de liderança no mercado de trabalho carrega expectativas e responsabilidades. Desempenhar este papel na Páprica ao lado de outras gestoras é muito gratificante, pois temos voz ativa nas decisões estratégicas e nosso trabalho é reconhecido de maneira justa – como deve ser”.
Diferente de promover ações pontuais ligadas ao Dia Internacional da Mulher, a empresa proporciona transformações reais. A coordenadora de conteúdo da Páprica, Luiza Siqueira, afirma: “É uma experiência muito enriquecedora poder acompanhar o desenvolvimento do time, promover a igualdade com ações práticas, aprender com minhas colegas, construir soluções e conectar a agência com nossos parceiros”.
Luiza é integrante do Comitê da Diversidade e Inclusão, criado em 2022 para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo na Páprica. Atividades de conscientização como palestras e eventos vem sendo elaboradas pelo grupo ao longo de todo o ano. “Além de incluir e educar, o comitê também veio para ser uma fonte de inspiração. É gratificante e libertador ver e acompanhar mulheres que são referência liderando os times e influenciando o crescimento profissional de outras colegas”, comenta Maria Victória Coimbra, líder desse comitê. A liderança feminina foi uma das três pautas iniciais do Comitê, ao lado de presença LGBTQIAP+ e diferenças invisíveis, que engloba temas de saúde mental no ambiente de trabalho.
A formação dessa equipe é mais uma das formas de comprometimento da empresa com a diversidade e atuação de políticas internas para promover oportunidades de crescimento para as funcionárias. “É por meio da comunicação que conseguimos modificar o cenário em que vivemos, e isso me faz acreditar ainda mais no papel transformador da comunicação”, avalia a gestora de contas Alessandra Rosa.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Eu Sou Maria é um drama nacional dirigido por Clara Linhart que acompanha a protagonista (Núbia Maurício), de 15 anos, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe, Célia, e o irmão mais novo. Por se destacar em uma prova de redação, Maria consegue uma bolsa em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, encarando o desafio de manter suas notas altas e provar que merece estar ali.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Digimon Adventure 02: O Início é a sequência de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna, lançado em 2020. O filme se passa dez anos após seu antecessor, e acompanha Daisuke Motomiya (Fukujurou Katayama), agora com vinte anos de idade. Após os acontecimentos da aventura no Mundo Digital, Daisuke e os outros escolhidos estão mudando gradativamente – tanto em aspectos físicos quanto em seus estilos de vida. Em uma noite qualquer, eles são surpreendidos por uma enorme Digitama que surge no céu acima da Torre de Tóquio. Dela, eles conhecem o misterioso Lui Ohwada (Megumi Ogata), que compartilha informações surpreendentes: ele é o primeiro escolhido humano da história.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Folhas de Outono é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Monster é um filme japonês de drama e suspense dirigido por Kore-eda Hirokazu (Assuntos de Família, Ninguém Pode Saber). A história mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho, e ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Pedágio é um filme brasileiro de drama dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz (Carvão, O Órfão) e estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga. Na trama, Suellen (Jinkings) é uma mulher que leva uma vida simples trabalhando como cobradora de um pedágio. Um dia, ela percebe que pode usar o emprego como uma forma de fazer uma renda extra – mas de maneira ilegal. Ela decide arriscar, mas acredita ter um motivo muito bom para tal: o dinheiro seria totalmente destinado a uma caríssima “cura gay” para seu filho Tiquinho (Alvarenga), ministrada por um pastor estrangeiro muito conhecido.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Em O Jogo da Invocação, um grupo de adolescentes de Salem descobre uma faca amaldiçoada que libera um demônio, que os força a jogar versões horríveis e mortais de jogos infantis onde não pode haver vencedores, apenas sobreviventes. Na trama aterrorizante, Billie (Natalia Dyer) e Marcus (Asa Butterfield) são irmãos que se envolvem no jogo demoníaco e perigoso que acaba indo longe demais. A família acaba destruída após os filhos participarem da brincadeira demoníaca. A história do longa então acompanha a família de Salem e seus personagens que se envolvem com a entidade maligna, cujo objetivo é brincar com suas vítimas até a morte.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é um filme norte-americano dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. A história – ambientada em 1987 – acompanha os dois personagens-título, os jovens Aristóteles (Max Pelayo) e Dante (Reese Gonzales), que, em um verão qualquer, acabam se conhecendo por acaso e – mesmo com personalidades e vidas bem distintas – iniciam uma amizade especial e duradoura. Juntos, os garotos aprendem a lidar com as frustrações de serem adolescentes mexicano-americanos solitários e exploram os caminhos para a autodescoberta.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o “jogo do contente” e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. Quando Poliana e seus amigos começam a viver situações estranhas, eles resolvem descobrir os mistérios daquele lugar – e encontram muito mais do que esperavam.