A arte curitibana não seria nada sem as mulheres que fizeram parte da sua história. Em cada canto do espectro, seja nas artes cênicas, plásticas ou na literatura, as mulheres da capital são destaque no cenário nacional. E para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, o Curitiba Cult te apresenta 3 artistas curitibanas que fizeram história.
Seja no rádio, na TV ou no cinema, Odelair Rodrigues espalhou seu talento sendo uma das mais ilustres atrizes do Paraná. Nascida na capital na década de 1930, Odelair se envolveu com o teatro ainda no colégio, onde conheceu o ator Ary Fontoura. Nos anos 1956, 1977 e 1979 foi premiada como Melhor Atriz do Paraná e ainda outras homenagens como a criação do Espaço Cultural Odelair Rodrigues e a peça “Romeu e Julieta”. Em 2021 foi lançado o documentário Um Prólogo Para Odelair Rodrigues que você pode conferir abaixo.
Curitibana de coração, Regina Vogue mudou a cena teatral da cidade. Em 2004, ela fundou o Teatro Regina Vogue, que se tornou uma referência na cidade. Regina atuou em diversas peças teatrais e montagens, e sua contribuição para a cultura local foi fundamental. Além disso, ela também foi responsável por formar muitos talentos da área teatral, deixando um legado importante na formação de novos artistas, como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento.
Foto: Ricardo Franzen
As curitibanas também estão presentes na poesia. Nascida na capital, a obra de Alice Ruiz é caracterizada pela experimentação e inovação, misturando diferentes elementos da poesia concreta, surrealismo e haikai, além de referências à música e arte em geral. Alice é uma das vozes mais influentes da poesia contemporânea brasileira e também uma letrista prolífica, tendo escrito letras para músicos como Itamar Assumpção e Arnaldo Antunes. Seu trabalho tem sido reconhecido com vários prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti de Poesia em 2009.
Foto Christian Tragni
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Na nova sequência de Casamento Grego, a família Portokalos embarca em mais uma aventura rumo à Grécia, desta vez para conhecer as origens do patriarca Gus Portokalos (Michael Constantine). Em Casamento Grego 3, Toula (Nia Vardalos) e Ian (John Corbett) viajam à Grécia para a reunião de família, realizando o último desejo do pai da protagonista, falecido. O desejo do patriarca era de que todos da família visitassem o vilarejo grego onde ele nasceu e cresceu. E esse encontro entre os membros da família Portokalos na Grécia, promete uma viagem hilária e emocionante, cheia de amor, reviravoltas e boas lembranças.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Não Tem Volta é uma comédia de ação nacional dirigida por César Rodrigues (Modo Avião, Vai que Cola: O Filme), que conta a história de Henrique (Rafael Infante), um homem que, depois de perder um grande amor, acaba decidindo contratar uma empresa de matadores de aluguel para tirar sua própria vida e acabar com seu sofrimento. Depois de contratado, não há nenhuma maneira de voltar atrás com o serviço – além disso, ele não conhece a identidade do assassino. Porém, os planos de Henrique mudam subitamente quando Gabriela (Manu Gavassi), uma antiga paixão, retorna à sua vida buscando reatar o relacionamento.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Em Meu Novo Brinquedo, Samy vive feliz nos conjuntos habitacionais, ao lado dos amigos de infância e da esposa Jihane, que espera o primeiro filho. Para suprir as necessidades de sua futura família, ele consegue um emprego como vigia noturno em uma loja de luxo. Philippe Etienne é o homem mais rico da França. Frio, insensível, desde que a esposa morreu, há um ano, ele se dedicou inteiramente ao seu negócio. Alexandre – seu único filho e herdeiro de toda a fortuna de Etienne – mantém o pai à distância, buscando refúgio no mundo solitário de criança mimada. Para seu aniversário, Philippe abre o departamento de brinquedos da loja onde Samy trabalha e diz a Alexandre que ele pode levar o que quiser. Alexandre escolhe Samy. Inspirado no clássico cult de 1976 de Francis Veber, Le jouet.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Culpa e Desejo é um filme franco-norueguês dirigido por Catherine Breillat (Para Minha Irmã, Anatomia do Inferno) que acompanha a história de Anne (Léa Drucker), uma brilhante e respeitada advogada que vive com seu marido Pierre (Olivier Rabourdin) e as filhas do casal. Inesperada e gradualmente, a vida de Anne começa a mudar quando ela conhece o jovem Théo (Samuel Kircher), filho de um relacionamento passado de Pierre. Os dois acabam embarcando em um arriscado jogo de sedução, que resulta rapidamente em uma relação apaixonada – mas isso pode colocar a carreira de Anne e sua vida familiar em perigo.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e implacável ascensão a imperador, visto através do prisma de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby). Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais e ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra: uma cruzada romântica com sua esposa adúltera.
Vindo do nada, como um oficial de artilharia do exército francês, o longa retrata sua jornada, até ser derrotado e exilado na ilha de Santa Helena. Conquistando o mundo para tentar conquistar o amor dela, suas táticas lhe renderam uma forte reputação e foi preciso sete coalizões de potências diferentes para derrotá-lo. No entanto, quando não consegue conquistar seu amor, ele tenta destruí-la – e destrói a si mesmo no processo.