Lenda da música, Elza Soares, morre aos 91 anos

Foto: Lilo Oliveira/Divulgação

Morreu na tarde desta quinta-feira (20), uma das maiores lendas da música, Elza Soares, aos 91 anos. A informação foi confirmada através de um comunicado feito pela equipe da cantora em seu perfil no Instagram. De acordo com a nota, Elza morreu de “causas naturais”. Veja a nota na íntegra a seguir: 

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim.”, encerrou a nota. 

Elza Gomes da Conceição começou sua carreira na música nos anos 60, cantando samba no concurso de calouros promovido pelo compositor e cantor Ary Barroso. Com mais de 30 álbuns, entre inéditos e coletâneas, a cantora coleciona títulos importantes na carreira. Foi eleita pela rádio BBC de Londres como a voz do milênio, em 1999. Também figura a lista da revista Rolling Stone Brasil como uma das 100 maiores vozes da música brasileira. Além disso, ganhou um Grammy Latino pelo álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, em 2016. Também no Grammy Latino de 2020, foi indicada à “Melhor Canção em Língua Portuguesa” com a música ‘Libertação’, do álbum “Planeta Fome”, de 2019. 

Elza era uma das atrações confirmadas do festival Coolritiba, com data marcada para dia 16 de maio, no Parque das Pedreiras – Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame. 

Por Deyse Carvalho
20/01/2022 18h08