A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como parte da programação do projeto Cena HQ, a leitura cênica do quadrinho A infância do Brasil, de José Aguiar, no dia 24 de fevereiro (quarta-feira), às 20h. Além de autor da obra, Aguiar é o curador do projeto, que chega à última edição da temporada. Ele, o diretor Paulo Rosa e os atores que participam da leitura estarão presentes para um bate-papo com o público após a apresentação.

Dividida em seis capítulos, a trama leva o leitor a uma viagem pela História do Brasil para descobrir o passado dessa importante fase na vida de todos: a infância. Ela é retratada em momentos pontuais na vida de crianças brasileiras durante mais de quinhentos anos, desde o início da colonização de nosso país até os dias de hoje.

Partindo do século XVI, a cada capítulo, o autor retrata uma época diferente da construção de seu país, focando sempre em uma visão diferente de infância para confrontar com o fato de que ser criança nem sempre foi como é entendido hoje em dia. Segundo Aguiar, o objetivo é buscar entender melhor nosso presente.

A infância do Brasil é a primeira HQ que o premiado autor publicou online. O quadrinho foi colorido por Joel de Souza e contou com a consultoria da historiadora Claudia Moreira, doutoranda pela Universidade Federal do Paraná.

O autor

José Aguiar é quadrinista, roteirista e editor da editora independente Quadrinhofilia, que publicou as séries Folheteen e Vigor Mortis Comics. Recebeu diversos prêmios, como Ângelo Agostini e Troféu HQMIX, além de ter sido vencedor do I Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP. Na França, desenhou a série Ernie Adams e também para a coletânea Un Jour de Mai. É cocriador da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Foi indicado ao Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro, pelo seu livro Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha. Atualmente publica suas tiras Folheteen no guia Curitiba Apresenta e Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo e em seu site.

Cena HQ

Bicampeão do Troféu HQ Mix 2015 na categoria Produção para Outras Linguagens, o projeto Cena HQ segue a proposta de ler em cena obras publicadas originalmente em quadrinhos. O evento é uma parceria entre a Cia Vigor Mortis e a Quadrinhofilia, com curadoria dos autores feita pelo quadrinhista José Aguiar e escolha dos encenadores pelo diretor Paulo Biscaia Filho. Cada leitura é seguida por um debate envolvendo público, autores, diretor e atores.

Serviço – Leitura cênica: Cena HQ – A infância do Brasil

Quando: 24 de fevereiro de 2016 (quarta-feira)

Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Horário: 20h

Quanto: de graça. Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação.