A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como atração do projeto Samba de Bamba, a cantora Jussara Silveira. Nascida em Minas Gerais e criada na cidade baiana de Salvador, ela vem à capital paranaense no dia 4 de agosto (terça-feira) com o show A Ordem é Samba – A Nova Velha Guarda do Samba da Bahia.

Acompanhada pelo percussionista e baterista Marcelo Costa – produtor de três dos seus discos – e pelo violonista Muri Costa, Jussara escolheu o repertório a partir de sua própria discografia, com sambas que gravou ao longo de sua carreira ou cantou em shows. Esses faixas formam uma unidade que percorre composições desde Assis Valente a jovens autores como Tiganá Santana, Moreno Veloso, J. Velloso e Paquito, passando por Roque Ferreira, Batatinha e por Dorival Caymmi. Deste último, o destaque é o samba Lá Vem a Baiana, gravado por ela no premiado álbum Canções de Caymmi e que faz parte da trilha do filme hollywoodiano Separados pelo Casamento, com Jennifer Aniston e Vince Vaughn no elenco.

A partir do disco Canções de Caymmi, a cantora faz uma sutil ligação entre registros anteriores e sonoridades posteriores, mantendo a ponte entre nosso passado e nosso futuro, preservando os elementos utilizados por compositores de cada época, como a caixa de fósforos de Batatinha, ou o prato de Dona Edith, dando lastro ao seu canto. Apaixonada por canções e com um timbre de voz que se molda a diferentes circunstâncias, sabe ser vigorosa ou cool, unindo leveza e densidade.

Serviço – Jussara Silveira

Quando: 4 de agosto (terça-feira)

Onde: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280

Quanto: vendas a partir de 01 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Vendas: na bilheteria do local

Foto: Marcos Issa