A CAIXA Cultural Curitiba promove o encontro de dois músicos para homenagear um dos grandes nomes da música brasileira. De 30 de abril a 3 de maio, o cavaquinista e compositor paranaense Julião Boêmio recebe o paulista Carlinhos Vergueiro para um tributo a um ídolo comum entre eles, o cantor Nelson Gonçalves (1919-1998).

Com Orlando Silva e Francisco Alves, Nelson formou aquela que ficou conhecida como a trindade vocal masculina da era do rádio, entre as décadas de 1940 e 1960. Mas ao contrário de seus contemporâneos, o eterno boêmio, representante do estilo de voz empostada, soube modernizar o repertório. Em quase 60 anos de carreira, Nelson vendeu 78 milhões de cópias, lançou 128 discos, ganhou 20 discos de platina e 38 de ouro.

A ideia da parceria surgiu em 2013, quando Julião foi convidado para abrir o show de Carlinhos no Teatro do Paiol, em Curitiba. Ao assistir à apresentação, o curitibano logo vislumbrou o tributo. “Pensei que o timbre de voz do Carlinhos se encaixaria muito bem nas músicas interpretadas pelo Nelson Gonçalves. Na hora me veio a ideia de montar um projeto com aqueles grandes clássicos na voz dele acompanhada pelo meu trabalho instrumental”, explica o músico.

Poucos minutos depois, ao ouvir a proposta e sendo um grande fã de todo o repertório do Nelson Gonçalves, Carlinhos já havia aceitado o convite. Desde então, a dupla começou a trabalhar nos arranjos agora apresentados em Curitiba. No palco, eles revisitarão canções como Naquela Mesa, A Volta do Boêmio, Ronda acompanhados por Vinicius Chamorro (violão), Marcela Zanette (flauta), Luiz Rolim e Ricardo Salmazo (percussão).

Serviço – Tributo a Nelson Gonçalves

Quando: 30 de abril a 3 de maio de 2015

Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba)

Horário: quinta-feira a sábado, às 20h e domingo, às 19h

Quanto: vendas a partir de 25 de abril (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Foto: Marcelo Santana