É um pouco chato falar em certas tendências quando o assunto é Oscar. Mas, aqui, peço licença. Em 2018, quando ‘Nasce Uma Estrela começava a se tornar um grande sucesso comercial, Bradley Cooper virou assunto. Claro que o filme atraía muita expectativa pela atuação de Lady Gaga e a sua possível presença nas premiações. Entretanto, quando a conversa era a respeito vitórias, Bradley foi o frontrunner.
Aquela foi, de fato, a provável melhor atuação de sua carreira até agora. E a melhor entre os indicados na categoria (isso, com certeza). Porém, no meio do caminho, tinha uma banda inglesa de apelo comercial e que constantemente coloca lágrimas nos olhos do público. Nesse caso, entretanto, não foi só do público. Os votantes também amaram “Bohemian Rhapsody”. Talvez não tenha sido exatamente o filme em questão, suspeito.
A corrida se intensificou e Freddie Mercury levou o Oscar de Melhor Ator. Sim, Freddie Mercury. Quando Rami Malek assinou o contrato para viver o astro, ele provavelmente já sabia de suas chances. Então, foi necessário estudar o máximo possível para emular o ídolo de uma geração e atuar. Ou melhor, copiar.
É muito simples falar de ‘Judy’. O filme, que traz a história de Judy Garland, segue o modelo norte-americano de contar a história de uma personalidade do século passado. Tem flashback, tem apelo emocional em grande escala e tem espaço para a figura central garantir alguns VT’s de Oscar.
A história da carreira de Renée Zellweger traz alguns altos e baixos e é difícil não relacionar seu empenho com os dramas da própria Judy Garland. Nesse caso, parece evidente que houve envolvimento emocional, o que torna as coisas um pouco menos sofríveis quando pensarmos que ela subirá ao palco para receber a sua segunda estatueta de melhor atriz.
Em um ano em que o Oscar afunilou as suas indicações, levando menos produções para a premiação, Judy só apareceu em Atriz e Maquiagem. Não que a quantidade de indicações defina a qualidade de um filme, até porque ‘Joias Brutas’ não foi convidado para a festa, por exemplo. No caso de Judy, porém, o filme é feito para Renée e não vai muito além disso. Assim como ‘O Destino De Uma Nação’ foi feito para Oldman e ‘Dama De Ferro’ foi feito para Streep.
Judy Garland irá ganhar seu Oscar, assim como Freddie Mercury, Churchill, Margaret Thatcher e muitos outros já conseguiram. O prêmio para a figura representada, e não exatamente para o ator ou a atriz. Seria melhor cosplay? Aprende e tenta de novo, Bradley Cooper. Ou, pensando em 2020, fica a lição para Scarlett Johansson e Saoirse Ronan.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?