
Não é fácil manter-se no topo, principalmente após vender 1.1 milhão de cópias na primeira semana de lançamento de um disco – feito que Born This Way atingiu em 2011. ARTPOP, sucessor de Born This Way, vendeu “apenas” metade disso em sua estreia, o que foi suficiente para a cantora ser taxada de flopada e sumir da mídia por um tempo. Mas não foram só as baixas vendas que transformaram a era ARTPOP na mais conturbada da carreira de Gaga. Após romper com seu empresário Troy Carter e brigar com sua gravadora, a cantora declarou que a súbita fama a traumatizou, sendo necessário recorrer a antidepressivos, e que muitas vezes se sentia apenas como uma máquina de fazer dinheiro, obrigada a sufocar sua criatividade. Gaga interrompeu sua já consolidada carreira pop e juntou-se a Tony Bennett para lançar Cheek to Cheek – vencedor do Grammy Best Traditional Pop Vocal Album em 2015.
Longe do pop, Gaga apresentou-se no Oscar por dois anos consecutivos – em 2015 com um tributo ao filme Noviça Rebelde e em 2016 com Til It Happens To You, que concorreu a categoria de Melhor Canção Original -, encarnou David Bowie no palco do Grammy um mês após seu falecimento e abriu o Super Bowl com o hino dos Estados Unidos. Foram três anos de expectativa para seu álbum novo.
Há pouco mais de um mês, Gaga revelou o título e capa de seu novo trabalho: Joanne – título que não soou estranho para os fãs de longa data da artista. Além de ser o segundo nome de Gaga (Stefani Joanne Angelina Germanotta), Joanne é também o nome de sua falecida tia que morreu aos 19 anos após uma batalha contra o lúpus. Em entrevistas, Gaga já revelou ter uma conexão espiritual com Joanne, quase como se a cantora fosse a reencarnação de sua falecida tia.

Capa de “Joanne”.
Apenas com o título já foi possível prever o disco como algo pessoal e familiar, e Perfect Illusion apenas confirmou o esperado. O primeiro single do álbum trouxe uma nova Lady Gaga: a Mãe Monstro, que antes se vestia de carne e escondia sua voz em sintetizadores pop, agora usa shorts jeans, camiseta preta básica e a voz crua. Lady Gaga agora é rock.
Iniciando a divulgação de Joanne, Gaga uniu-se a Bud Light (uma das cervejas do grupo Budweiser) e deu início a Dive Bar Tour – uma série de pocket shows em pequenos bares dos Estados Unidos, apresentando algumas músicas de seu novo trabalho. Com uma roupa estilo cowgirl, Gaga cantou Sinner’s Prayer, A-Yo, Million Reasons e a já conhecida Perfect Illusion. Lady Gaga agora é country.
https://www.youtube.com/watch?v=Hb6MdbZ6hn0
A soma do rock de Perfect Illusion e country das canções da Dive Bar Tour sintetizam bem o álbum. Diamond Heart abre Joanne com esse perfeito equilíbrio. A-YO e John Wayne, com a mesma construção country/rock, se assemelham respectivamente a MANiCURE e Mary Jane Holland, de ARTPOP, e são boas apostas de próximos singles. Em Dancin’ In Circles, Gaga experimenta o ritmo latino, como em Alejandro, mas sem as amarras do pop, com um suingue diferente de todas as músicas do álbum. Joanne, Million Reasons e Angel Down são as baladas românticas do álbum, e fica fácil imaginar que Gaga performe estas canções em sua próxima tour ao piano, como fazia com Yoü and I, Hair e Speechless. Sinner’s Prayer, que parece ter saído de um filme de faroeste (western), é a musica mais puramente country do álbum, criando um perfeito contraponto com Perfect Illusion, que sustenta o rock. A única participação especial do álbum é a de Florence Welch em Hey Girl, uma canção que pode ser encarada como de empoderamento feminino e parceria entre mulheres.
Com todas essas opções, não dá pra entender a decisão de gravadora em lançar Perfect Illusion (canção tão distante da proposta do álbum quanto Come To Mama, esta ao menos empolgante) como primeiro single de Joanne. O refrão repetitivo pode, a princípio, parece a melhor opção para as rádios, mas os charts mostraram que não – principalmente por não passar uma imagem clara sobre o álbum.
É difícil prever como será a recepção do álbum. Temos uma artista originalmente pop se aventurando por outros estilos, mas, mesmo sem músicas “pop farofa”, outros álbuns tão conceituais quanto Joanne, como Lemonade (Beyoncé) e ANTI (Rihanna), tiveram uma boa aceitação do público. Sucesso ou fracasso de vendas, Joanne é uma prova do amadurecimento da artista. Amém, Lady Gaga.

Joanne chega às lojas de todo o Brasil na próxima sexta-feira (21). E lembrando que dia 1º de Novembro teremos no Soviet a festa do lançamento oficial do álbum em Curitiba. Então, corra e confirme sua presença aqui 😉

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.