Desde 14 de agosto, o Mercado Municipal de Curitiba abre todas as quartas-feiras para um happy hour especial, das 17h às 21h. O evento é marcado por atrações artística e musicais, além de diversas barracas de alimentos e produtos vendidos no mercado com preços especiais. O destaque desta quarta-feira, dia 18 de setembro, será a cantora Janine Mathias, uma das revelações da música contemporânea afro-brasileira.

Cheia de temperos, gostos e sabores, Janine Mathias levará para o evento toda a essência do seu primeiro álbum, “Dendê”, lançado em 2018. Durante os últimos meses, a brasiliense radicada em Curitiba levou o show do disco para várias cidades do Brasil. Agora, a cantora participa de uma série de apresentações pela capital paranaense.

Produzido por Eduardo Brechó, do Aláfia, em parceria com Renato Parmi, “Dendê” tem o peso do rap e a leveza melódica do samba, incorporando, entre a roupagem clássica dos arranjos, elementos eletrônicos. Composto por 10 faixas, o primeiro álbum solo da cantora tem participação de Rincon Sapiência e integra canções de Leandro Lehart, Martinho da Vila, Tássia Reis e Val Andrade, além de composições próprias. “Esse trabalho é fruto da minha trajetória. Musicalmente é o que em mim tudo tempera. É o óleo que azeita, fortifica, unta, apazigua e ganha outras formas, usos e significados”, ressalta a cantora.

Janine Mathias canta o resgate da ancestralidade e a autoestima da mulher negra. O cerne do álbum passa por união, origem e herança. Para a artista, “Dendê” é um símbolo de coletividade: as dez faixas contaram com a contribuição de muitos artistas, seja pelas parcerias durante a produção ou simplesmente como inspiração musical. “O disco é sobre o que é ser uma artista negra contemporânea”, diz Janine.

Serviço – Show gratuito de Janine Mathias

Quando: 18 de setembro de 2019 (quarta-feira)

Onde: no Happy Hour do Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865)

Horário: a partir das 19h

Quanto: gratuito