Dois grandes nomes da gastronomia urbana de Curitiba (PR) acabam de anunciar uma parceria que promete trazer grandes e saborosas novidades para o setor. O Janela Bar e a SOFT Ice Cream acabam de lançar o Grupo Rua, com o objetivo de potencializar e alavancar o processo de expansão de negócios com foco em culinária de rua. A novidade chega ao mercado com a força dos dois nomes que nasceram na capital paranaense e têm conquistado um público apaixonado por gastronomia em diversas regiões do Brasil.
“A união de marcas, que contam com trabalhos consolidados e brandings fortes, possibilita fazer muito mais do que elas já realizam sozinhas”, comenta Gustavo de Paiva, um dos sócios do Janela Bar (ao lado de Felipe Lacerda e Pedro Smolka) e agora do Grupo Rua. “Uma dessas possibilidades está em nosso radar há algum tempo e agora poderá sair do papel: as parcerias nacionais envolvendo essas duas grandes marcas”, complementa Paiva.
Fundado em 2017, na cidade de Curitiba, o Janela Bar visava oferecer uma coquetelaria acessível de forma descontraída utilizando da melhor maneira o espaço urbano. O uso da calçada como ponto de encontro definiu a marca que, no ano seguinte, já começava a planejar novas unidades. Com uma gastronomia prática acompanhando os drinks, a empresa cresceu e, em 2021, se tornou franquia – presente em outros estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraíba. Hoje, são 24 unidades em funcionamento e outras quatro já negociadas para entrar em operação até o fim de junho.
“O Janela Bar surgiu para atuar de maneira prática e dinâmica no ambiente mais democrático que existe: na rua. Com um trabalho de qualidade e entendendo a demanda do nosso público, conseguimos atingir um patamar muito interessante no mercado, vendo nossa marca crescendo de maneira sólida e extremamente planejada. O Grupo Rua é mais um passo para aprimorarmos ainda mais nossa atuação”, detalha Gustavo de Paiva.
A história da SOFT não é muito diferente. Fundada em 2020, a marca trouxe para o mercado um conceito focado em pioneirismo e excelência, democratizando o acesso a uma gastronomia ágil e desenvolvida com ingredientes de muita qualidade. Ampliando o conceito de sorveteria, os empreendedores Matheus Krauze e Ronaldo Ferreira criaram um negócio voltado para a praticidade urbana sem deixar de lado a obstinação por receitas saborosas. Além de duas lojas em Curitiba (com uma terceira a ser inaugurada no próximo semestre), a empresa iniciou seu processo de expansão com o primeiro espaço físico em Ponta Grossa, também no Paraná, e agora tem como foco uma expansão por meio de franquias pelo Sul do Brasil e pelo Estado de São Paulo.
“O modelo foi pensado para a expansão: fazemos o transporte do produto seco, dando validade longa para os sorvetes e solucionando uma das dificuldades comuns do segmento, a logística”, explica Matheus Krauze. “Nosso modelo de negócio trabalha com ingredientes premium em uma operação enxuta, com poucos funcionários e aluguel reduzido”.
A primeira unidade da SOFT, na Al. Dr. Carlos de Carvalho, fica quase em frente ao primeiro Janela Bar, do outro lado da rua, demonstrando a potência da gastronomia urbana que o Grupo Rua busca celebrar. Unidas, as marcas engrandecem o potencial de expansão para outros estados, apostando nos conceitos de uso do espaço urbano para oferecer um serviço de qualidade, ágil e cosmopolita. “Foi essa junção de interesses e sonhos em comum que favoreceu a formação do grupo”, revela Matheus Krauze.
Além do Janela Bar e da SOFT Ice Cream, o Grupo Rua nasce com uma terceira operação: o Janelab. A fama da mixologia do Janela Bar levou à criação do Janelab, um laboratório de criação de coquetéis para eventos, com foco de atuação no Estado do Paraná. Com a expertise da operação de bar, a equipe da marca desenvolve menus exclusivos para festas dos mais variados portes, equilibrando coquetelaria clássica e autoral, sob a assinatura do mixologista Yachan Pinsag.
Após o lançamento oficial do Grupo Rua, o foco das marcas envolvidas passa a ser uma expansão planejada que garanta uma entrega de produtos de qualidade e experiências únicas. Até o final de 2023, os empreendedores esperam que o Janela Bar atinja o número de 54 lojas no Brasil. Já os planos para a SOFT não são menos audaciosos: 30 unidades até o final do ano.
Para mais informações sobre o Grupo Rua, acesse o Instagram @_gruporua ou os sites janelabar.com.br e www.softicecream.com.br.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 27 de novembro
O documentário brasileiro Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch explora a história de um casal de filantropos que marcou a imigração judaica para as Américas no início do século XX. Ao longo do filme, um descendente dos primeiros imigrantes, que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada pessoal para revisitar o legado de seus antepassados. Em formato de road movie, ele segue os passos de sua família, visitando locais históricos, ouvindo relatos e mergulhando em arquivos para entender o impacto duradouro do projeto da Baronesa e do Barão de Hirsch. Este casal visionário, até então pouco conhecido, investiu na libertação dos judeus que fugiam da miséria e da perseguição no Império Czarista, oferecendo a eles uma nova chance de vida em terras desconhecidas. O documentário conecta passado e presente ao reviver a esperança e o sonho de liberdade que impulsionaram essa imigração e reflete sobre o legado que ainda influencia as gerações atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.