“Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” em Curitiba: monólogo com Isabel Teixeira tem três sessões

Isabel Teixeira em Jandira. Foto: Flora Negri.
Foto: Flora Negri

O último e mais pessoal texto da atriz e dramaturga Jandira Martini chega a Curitiba em setembro para curta temporada. O monólogo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” é interpretado pela atriz Isabel Teixeira, com direção de Marcos Caruso, e traz um tom autobiográfico. O espetáculo é encenado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no palco do Guairinha. Ingressos antecipados já estão à venda no site Disk Ingressos, a partir de R$ 50 (meia). As sessões dos dias 13 e 14 acontecem às 21h, e no dia 15, às 18h.

Autoria

O texto foi escrito enquanto Jandira enfrentava um câncer, e discute a aceitação da finitude da vida, com bom humor e muita poesia. A partir de suas memórias, a atriz aclamada por trabalhos na TV e no teatro resgata sua memória desde a infância e os blocos de Carnaval de Santos (SP) até a vida dedicada à arte. A peça estreou no Rio de Janeiro e já foi apresentada em cidades como Santos, cidade natal de Jandira, Niterói e Belo Horizonte, com ótima repercussão de público e crítica.

A própria Jandira definiu seu texto: “Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela, diante de seu público, ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Auto ficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático”.

Isabel

Interpretando Jandira, Isabel Teixeira leva essa personagem por uma jornada emotiva, que dialoga com pensamentos de Shakespeare, Machado de Assis, Molière e Oscar Wilde, entre outros grandes nomes da literatura, uma paixão da atriz. “Como lidar com uma condição que te atravessa e, a princípio, é impossível aceitar? A escrita, aqui, é um fluxo que conduz ao entendimento pessoal e transborda na cena para quem quiser ouvir. Jandira é uma atriz/autora que escreve com humor, força e coragem para entender o que está passando, mas que o faz (como sempre, durante toda uma vida) com a leveza e simplicidade de quem consegue encaixar as palavras no coração”, afirma Isabel.

A direção é de Marcos Caruso, com quem Jandira formou uma parceria de décadas nos palcos. Ele comenta: “Concebi um espetáculo onde o absolutamente imprescindível e o essencialmente necessário estarão em cena. Essa foi a maneira que encontrei de honrar Jandira e, assim, poder continuar escrevendo com ela, para que, este ano, possamos completar nossos 40 anos de parceria.

Serviço – Espetáculo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido”

Quando: dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024 (sexta-feira a domingo)

Horários: dias 13 e 14, às 21h, e 15, às 18h

Onde: Teatro Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (R. XV de Novembro, 971)

Quanto: Ingressos a partir de R$ 50 (meia)

Ingressos: no site Disk Ingressos.

Por Brunow Camman
14/09/2024 08h50

Artigos Relacionados

“The Mango Tree”: espetáculo discute arquétipos femininos e teatro do absurdo

“A Lista” em Curitiba: Lilia Cabral contracena com a filha em espetáculo