“Já acreditei que não era um bom cantor”: Junior, que desembarca em Curitiba em agosto, reflete sobre trajetória e nova fase da carreira

foto: Divulgação

São muitas as memórias afetivas que ecoam ao falar no nome Junior – mas agora, em uma nova etapa, ele toca em recomeços. “É um início de carreira”, conta o artista sobre a fase do álbum “Solo”, lançado em 2023, que desembarcou nos palcos no final de 2024 e agora chega a Curitiba em 2 de agosto, na Ópera de Arame. O Curitiba Cult conversou com exclusividade com o cantor, papo no qual Junior reflete sobre o novo projeto, o rompimento com rótulos, a volta à dança e ainda adianta detalhes que vem por aí.

Na “Solo Tour”, que retoma uma nova fase de shows na apresentação da capital paranaense, Junior traz no repertório canções do álbum de estreia, ao lado de momentos nostálgicos e de referências familiares. Tudo regado a muita dança, cenografia e performance. Um espetáculo para fugir dos estereótipos construídos em sua carreira de mais de 35 anos, e apresentá-lo de forma crua e sincera. “Essa versão solo é inédita pra mim, então são constantes pequenas descobertas e possibilidades”, sintetiza.

Para ele, poder colocar a sua mensagem em música e se conectar com o público, levando à tona sentimentos sinceros e profundos, é uma necessidade. “Tudo isso tem sido muito importante na minha vida para me deixar inteiro”, afirma ele. Essa construção artística reflete o processo de autoconhecimento que marca a atual fase de Junior. Em vez de buscar hits fáceis ou fórmulas prontas, ele escolheu a autenticidade. “São músicas que conectam com a minha trajetória, com a minha verdade, com quem eu sou”, confessa.

E, justamente por isso, o impacto com o público tem sido especial. “Eu recebo tantos depoimentos de pessoas que se identificam, que se veem representadas nas letras. Isso também é muito gratificante”, explica Junior. “É o lance de fazer a minha verdade, fazer o que eu acredito, quem eu sou, e alguma coisa isso vira”, complementa.

Para manter sua essência, ele se conectou com todas as vertentes que o faz um artista completo – inclusive a dança, “um dos elementos protagonistas do show”. Foi no retorno para a turnê Sandy & Junior em 2019 que ele voltou a se aproximar dos movimentos. “Eu entendi que isso era uma possibilidade ainda e que estava tudo certo. Ainda tinha lenha pra queimar nesse sentido”, conta ele em tom de riso. “A dança complementa muito o trabalho, ela ajuda até as pessoas a ouvirem mais os arranjos – pontuar, sublinhar algumas coisas”, diz ele.

A vulnerabilidade aparece também quando Junior relembra o passado e estereótipos acerca de sua carreira. “Eu já acreditei que não era um bom cantor. Já ouvi muito isso. E não é bem assim”, afirma. Hoje, com mais segurança e voz própria, Junior constrói uma carreira autoral, longe de rótulos — próxima de quem o acompanha e apoia desde sempre.

O que vem por aí

Com o show em Curitiba prestes a acontecer, o artista já desenha os próximos passos. “Pro próximo ano? Eu espero que coisas novas, inéditas”. Uma promessa de que ainda há muito o que se ver da carreira solo de Junior – que, antes disso, participou, após a era Sandy & Junior, de projetos em bandas de rock e eletrônico, além de muitos projetos de produção musical.

Ao relembrar o passado, inclusive, muitos pontos o tocam com afeto e carinho. Sobre a música de Sandy & Junior que poderia ouvir para sempre, a resposta não foi fácil. “Tem uma música que eu acho que é atemporal, “A Lenda”. Eu acho ela bem icônica. E uma música que é uma composição nossa, chama “Nada Vai Me Sufocar”. Eu gosto bastante dela, por algum motivo ela ainda me soa atual em algumas coisas.

Mantendo vivo o seu passado e repaginando o seu futuro, Junior chega a Curitiba repleto de energia para recomeçar a Solo Tour e mostrar mais de quem ele foi, de quem ele é e de quem será. Quem vai conferir de perto?

SERVIÇO – “Solo Tour” de Junior em Curitiba

Quando: 02 de agosto de 2025 (sábado)

Horário: abertura dos portões às 20h, show a partir das 21h30

Onde: Ópera de Arame (R. João Gava, 920)

Quanto: de R$ 100 (meia) a R$ 600 (inteira), variando conforme setor, lote e modalidade

Ingressos: no site Guichê Live

Show com desconto Clube Cult.

Por Angela Antunes
21/07/2025 19h56

Artigos Relacionados

O que os fãs podem esperar da turnê “SOLO”, de Junior, em Curitiba

Junior em Curitiba: show tem 50% de desconto para assinantes Clube Cult