E é com essa expressão maravilhosa da imortal (?) Khadija da novela “O Clone” que começamos este post das arábias. Ok, prometo parar de tentar inserir “arabianices” em todas as frases deste texto.
Buuuut, diferentemente das outras listas do mundo, esta tem a minha assinatura embaixo (não que ela valha de alguma coisa), ou seja, eu provei e aprovei todos estes estabelecimentos maravilhosos e hoje falarei um cadim de cada um deles para você, amigo ou amiga que, assim como eu, tem um buraco negro no estômago e não se cansa nunca de comer. Então, pega o seu ENO, desabotoa o primeiro botão da calça e vem comigo!
https://www.youtube.com/watch?v=60lvGAfAfNo
Este restaurante é a cara do turismo. Localizado ali na esquininha do Largo da Ordem, do outro lado da rua do Madero, o Oriente Árabe tem um deck muito agradável para você que quer almoçar dando aquele bizu no movimento da feirinha aos domingos.
Rola dança do ventre? Sim! É um bafafá maravilhoso, gente. Do cardápio eu indico os famosos chawarmas e os beirutes, sem falar do kibe frito na manteiga. Sério, deu fome.
Informações
De terça a sexta-feira, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h;
Sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 as 23h;
Domingo, das 11h30 às 15h.
Rua Kellers, 95, São Francisco
Conhecidíssimo pelo público por causa das apresentações de dança do ventre, o Bagda Café é daqueles ambientes temáticos e divertidos que parecem ter saído de um cruzeiro bem louco destes de filmes da TV.
Todas as vezes que fui lá dei risada para caramba (estava bêbado, óbvio), fui muito bem atendido e ainda pude demonstrar o meu remelexo. Quer coisa melhor que isso? Ah, e no sábado rola DOUBLE de caipirinha até as 23h30 (informação pertinente, né?).
Informações
De terça a sábado, das 18h30 até o último cliente (achei ousado)
Rua Padre Anchieta, 292, Mercês
Tradicionalíssimo, agradabílissimo, sensacionalíssimo! E só assim consigo definir o Baba Salim. Localizado ao lado do Teatro Guaíra, a portinha árabe mais charmosa da cidade sempre recebe a todos com muita simpatia, cervej gelada e pratos deliciosos.
Do cardápio (mega acessível) eu indico o kibe cru e as sfihas, claro, porque tenho uma quedinha por elas. Mas, em linhas gerais, nada deixa a desejar, incluindo o público, visto que no estabelecimento você quase sempre pode encontrar artistas da cena local e uma galera sempre disposta a fazer amizades. Vale a pena conferir!
Informações
De segunda a sábado, das 18h às 2h
Rua Amintas de Barros, 45, Centro.
A sofrência do dia a dia também arranca as suas forças? Você é adepto da religião “iFood nosso dos últimos dias”? Então esta lista é para você!
Se tem uma coisa que eu sei nessa vida, sério, é pedir comida, principalmente árabe – lá no apê todo mundo sempre sabe que vai rolar sfiha em algum momento. Ou seja, fica ligado, pega a caderneta de anotação e tome nota.
DE LONGE o meu favorito. Além de ser perto de casa, esse lugar incrível é barateza, entrega em casa e, como se não bastasse, é uma delícia. Minha indicação é sempre 1 esfiha bruschetta, uma chilli beans e uma de doce de leite para arrematar. E, sério, tudo isso sai por 20tão. Gente, é praticamente de graça.
Ah, o Al Sultan também serve no local, mas o que eu conheço (Juvevê) é um espaço pequeno e pode não ter mesas sobrando, então, vá de delivery que é mais garantido.
Informações
Água Verde – Professor Dario Veloso, 35
De segunda a sábado das 11h às 23h;
Juvevê – Moysés Marcondes, 913
De segunda a sábado das 11h às 23h.
O Barakiah também é delicioso, mas um pouquinho mais caro que o Al Sultan – com pratos maiores também, então às vezes compensa. O legal da casa é que ela tem rampa de acesso para pessoas com deficiência (parabéns, Barakiah!) e também que o cardápio conta com 23 opções de sfihas abertas, uma verdadeira loucura gastronômica.
Informações:
De terça a sábado, das 11h às 23h
Domingos e feriados, das 17h às 23h
Site oficial.
https://www.youtube.com/watch?v=GDcEZSvgrMo
Estou aqui usando esta frase da Xuxa para te dizer: sim, nós temos um compartimento secreto reservado aos doces. A gente sabe que isso é real, a gente apenas sabe! Então, saca só este lugar mais do que especial e que mora no meu coração (estômago, na verdade).
Em Curitiba, o Al Bába tem duas sedes, e a mais central fica ali na Emiliano Perneta e tem doces incríveis, juro, a gente até se perde.
Completamente tradicional, o estabelecimento nos apresenta os doces em formas redondas ENOOOOORMES, várias delas, daí você se serve, pesa e come daquele jeitinho que só a gente sabe. Ah, e se você quiser salgados lá também, inclusive eles vendem kibe cru por kg e aqueles molhos deliciosos que a gente ama.
Informações:
Rua Emiliano Perneta, 865, Centro
Rua Eduardo Sprada, 1190, Campo Comprido
HABIB’S. ORRA, MENTIRA! Só de zua gente, a minha lista acabou. Nos falamos no próximo texto. Beijas.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro