E é com essa expressão maravilhosa da imortal (?) Khadija da novela “O Clone” que começamos este post das arábias. Ok, prometo parar de tentar inserir “arabianices” em todas as frases deste texto.
Buuuut, diferentemente das outras listas do mundo, esta tem a minha assinatura embaixo (não que ela valha de alguma coisa), ou seja, eu provei e aprovei todos estes estabelecimentos maravilhosos e hoje falarei um cadim de cada um deles para você, amigo ou amiga que, assim como eu, tem um buraco negro no estômago e não se cansa nunca de comer. Então, pega o seu ENO, desabotoa o primeiro botão da calça e vem comigo!
https://www.youtube.com/watch?v=60lvGAfAfNo
Este restaurante é a cara do turismo. Localizado ali na esquininha do Largo da Ordem, do outro lado da rua do Madero, o Oriente Árabe tem um deck muito agradável para você que quer almoçar dando aquele bizu no movimento da feirinha aos domingos.
Rola dança do ventre? Sim! É um bafafá maravilhoso, gente. Do cardápio eu indico os famosos chawarmas e os beirutes, sem falar do kibe frito na manteiga. Sério, deu fome.
Informações
De terça a sexta-feira, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h;
Sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 as 23h;
Domingo, das 11h30 às 15h.
Rua Kellers, 95, São Francisco
Conhecidíssimo pelo público por causa das apresentações de dança do ventre, o Bagda Café é daqueles ambientes temáticos e divertidos que parecem ter saído de um cruzeiro bem louco destes de filmes da TV.
Todas as vezes que fui lá dei risada para caramba (estava bêbado, óbvio), fui muito bem atendido e ainda pude demonstrar o meu remelexo. Quer coisa melhor que isso? Ah, e no sábado rola DOUBLE de caipirinha até as 23h30 (informação pertinente, né?).
Informações
De terça a sábado, das 18h30 até o último cliente (achei ousado)
Rua Padre Anchieta, 292, Mercês
Tradicionalíssimo, agradabílissimo, sensacionalíssimo! E só assim consigo definir o Baba Salim. Localizado ao lado do Teatro Guaíra, a portinha árabe mais charmosa da cidade sempre recebe a todos com muita simpatia, cervej gelada e pratos deliciosos.
Do cardápio (mega acessível) eu indico o kibe cru e as sfihas, claro, porque tenho uma quedinha por elas. Mas, em linhas gerais, nada deixa a desejar, incluindo o público, visto que no estabelecimento você quase sempre pode encontrar artistas da cena local e uma galera sempre disposta a fazer amizades. Vale a pena conferir!
Informações
De segunda a sábado, das 18h às 2h
Rua Amintas de Barros, 45, Centro.
A sofrência do dia a dia também arranca as suas forças? Você é adepto da religião “iFood nosso dos últimos dias”? Então esta lista é para você!
Se tem uma coisa que eu sei nessa vida, sério, é pedir comida, principalmente árabe – lá no apê todo mundo sempre sabe que vai rolar sfiha em algum momento. Ou seja, fica ligado, pega a caderneta de anotação e tome nota.
DE LONGE o meu favorito. Além de ser perto de casa, esse lugar incrível é barateza, entrega em casa e, como se não bastasse, é uma delícia. Minha indicação é sempre 1 esfiha bruschetta, uma chilli beans e uma de doce de leite para arrematar. E, sério, tudo isso sai por 20tão. Gente, é praticamente de graça.
Ah, o Al Sultan também serve no local, mas o que eu conheço (Juvevê) é um espaço pequeno e pode não ter mesas sobrando, então, vá de delivery que é mais garantido.
Informações
Água Verde – Professor Dario Veloso, 35
De segunda a sábado das 11h às 23h;
Juvevê – Moysés Marcondes, 913
De segunda a sábado das 11h às 23h.
O Barakiah também é delicioso, mas um pouquinho mais caro que o Al Sultan – com pratos maiores também, então às vezes compensa. O legal da casa é que ela tem rampa de acesso para pessoas com deficiência (parabéns, Barakiah!) e também que o cardápio conta com 23 opções de sfihas abertas, uma verdadeira loucura gastronômica.
Informações:
De terça a sábado, das 11h às 23h
Domingos e feriados, das 17h às 23h
Site oficial.
https://www.youtube.com/watch?v=GDcEZSvgrMo
Estou aqui usando esta frase da Xuxa para te dizer: sim, nós temos um compartimento secreto reservado aos doces. A gente sabe que isso é real, a gente apenas sabe! Então, saca só este lugar mais do que especial e que mora no meu coração (estômago, na verdade).
Em Curitiba, o Al Bába tem duas sedes, e a mais central fica ali na Emiliano Perneta e tem doces incríveis, juro, a gente até se perde.
Completamente tradicional, o estabelecimento nos apresenta os doces em formas redondas ENOOOOORMES, várias delas, daí você se serve, pesa e come daquele jeitinho que só a gente sabe. Ah, e se você quiser salgados lá também, inclusive eles vendem kibe cru por kg e aqueles molhos deliciosos que a gente ama.
Informações:
Rua Emiliano Perneta, 865, Centro
Rua Eduardo Sprada, 1190, Campo Comprido
HABIB’S. ORRA, MENTIRA! Só de zua gente, a minha lista acabou. Nos falamos no próximo texto. Beijas.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.