Inovação e diversificação: estratégias de sucesso na cena gastronômica em Curitiba

Matheus Krauze. Foto: Ricardo Franzen.
Foto: Ricardo Franzen

Atenção aos detalhes, praticidade, inovação e diversificação nos empreendimentos têm sido estratégias assertivas do empresário Matheus Krauze. Nome de destaque do cenário gastronômico de Curitiba, aos 27 anos, tem consolidado marcas como SOFT Ice Cream e Bar Jataí.

Nascido em uma família de sorveteiros, ele cresceu dentro do universo empresarial da alimentação e, ao longo dos anos, construiu um portfólio sólido e variado de empreendimentos no setor. Com visão estratégica e um olhar apurado para inovação, Krauze é o nome por trás da SOFT Ice Cream, rede que une a tradição do gelato italiano ao conceito moderno do sorvete expresso e que já soma 11 unidades no Brasil. Além disso, é sócio da Local Pães & Cafés, referência em fermentação natural, do Bar Jataí, que resgata a cultura dos botecos brasileiros, e do Grupo Rua, holding focada na expansão de marcas gastronômicas de Curitiba. 

Do caixa da sorveteria ao comando de um império gastronômico

Desde cedo, Krauze teve contato direto com a administração de negócios. Aos 13 anos, começou a trabalhar na Dvicz, tradicional rede de sorvetes fundada por seu avô, Nelson Cotovicz. “Ajudava minha mãe no caixa e fazia atendimento ao cliente. Com o tempo, assumi responsabilidades financeiras e administrativas”, comenta.

A virada de chave para o empreendedorismo aconteceu em 2019, durante uma viagem a Hong Kong. Ali, Krauze conheceu sabores exóticos de sorvetes, como matchá, gergelim e batata-doce, e percebeu um nicho inexplorado no Brasil. A partir disso, em 2020, nasceu a SOFT Ice Cream, que rapidamente se consolidou como uma marca inovadora no setor.

Com a SOFT, decidi não apenas reproduzir os clássicos, mas reinventá-los e introduzir sabores completamente novos e autênticos, utilizando ingredientes naturais e processos artesanais. Cada sorvete é cuidadosamente preparado para garantir um padrão de qualidade que desafie as expectativas, oferecendo ao mesmo tempo uma experiência diferenciada e memorável para cada cliente”, explica Matheus. 

Com um modelo de autoatendimento que permite um alto fluxo de clientes e um cardápio focado em ingredientes naturais, a SOFT Ice Cream se tornou um case de sucesso e planeja, ainda em 2025, ultrapassar 20 lojas abertas. 

Expansão além do sorvete

O olhar atento às tendências levou Krauze a diversificar seus investimentos. Em 2021, tornou-se sócio da Local Pães & Cafés, trazendo ao mercado curitibano uma padaria artesanal especializada em fermentação natural. Dois anos depois, liderou a fusão da SOFT com o Janela Bar, dando origem ao Grupo Rua, focado na expansão de negócios gastronômicos de rua. 

Em 2024, lançou seu mais recente projeto, o Bar Jataí, que rapidamente se tornou um dos pontos de encontro mais badalados do centro de Curitiba. “Queremos valorizar a boemia brasileira, proporcionando uma experiência autêntica, com bons drinks e um ambiente que exala identidade“, diz. 

Além de comandar seus próprios negócios, Krauze atua como mentor e conselheiro de empreendedores locais, incentivando o crescimento da cena gastronômica curitibana. “Nosso potencial é enorme. Quero fazer parte do movimento que coloca Curitiba no mapa como um dos grandes destinos gastronômicos do Brasil“, afirma.

Por Brunow Camman
18/02/2025 16h39

Artigos Relacionados

Os bastidores da gastronomia curitibana revelados em novo podcast

Litoral do Paraná ganha nova loja de sorvetes artesanais