Viajar para dentro de si mesmo não é um projeto muito fácil. Foi necessário que vivenciássemos na própria pele o “dia em que a Terra parou”, profetizado por Raul Seixas há mais de quarenta anos, para que déssemos este primeiro passo. Não foi uma opção, fomos obrigados a parar, desacelerar e por fim se transformar e talvez até mesmo se reinventar. O caminho da vida segue apenas para a frente, e não há como voltar. Nada mais será como antes, e nunca mais seremos os mesmos.
O que vivemos com o isolamento em 2020 nos mostrou que a verdadeira satisfação de viver não está além de nós, e apesar de todos os males e tristezas que sofremos a pandemia do Coronavirus estranhamente nos presenteou com momentos de reflexão e questionamentos que se transformaram por fim em uma interessante chave. A chave que destrava a nossa Porta! A Porta de entrada, aquela que dá acesso a tudo aquilo que sempre quisemos, mas não ousamos alcançar, ou deixamos para depois, ou mesmo procrastinamos por muito tempo. A Porta da nossa vida, dos nossos sonhos, nossos projetos, da felicidade. E agora, de posse da Chave basta apenas abrir a Porta e entrar…
Então você fecha seus olhos, respira lenta e profundamente, e decide seguir em direção a Porta, que está logo a sua frente. Aperta a chave com força em sua mão, sente sua textura e percebe que com a força do aperto ela se desfez, transformando se em uma fina nuvem que escapa entre teus dedos, e flutua em sua direção, te enchendo de coragem e esperança. Agora a chave esta em você e a Porta se abre revelando uma pequena fresta pela qual você pode discretamente dar uma olhada. Mas está escuro depois da porta, muito escuro, e o desconhecido está lá também. Então você sente medo, e paralisa. Então como seguir adiante quando o medo nos paralisa? Uma criança responderia isso facilmente: – “Chame os teus pais”!
Exatamente! Quando o medo nos ronda, precisamos da força dos nossos Pais, da segurança e da confiança que brota deles. Feche seus olhos mais uma vez, respire ainda mais fundo e imagine seu pai em pé, atrás do seu ombro direito, com a mão dele pousada suavemente no teu ombro. Sinta esse toque, permita esse toque. Não se preocupe com julgamentos ou mágoas que porventura você possa ter guardado em seu coração, apenas sinta o toque da mão dele em seu ombro direito. Imagine que desse toque brote em você a confiança e a coragem que você precisa para seguir em frente. Receba, permita, aceite. Não julgue se ele foi um bom pai ou não, tudo já passou, agora nesse exato momento você precisa de coragem e confiança, e será da força do pai que ela virá. Não seja orgulhoso, nem orgulhosa, pegue, aproprie-se dessa força, ela te pertence. Imagine igualmente sua mãe na mesma postura atrás de seu ombro esquerdo, sinta a mão dela e receba a alegria e a saúde que vem da sua presença. Não julgue, não questione, nem tampouco lamente, apenas sinta a força que vem dela e receba. Assim como a pequena criança que começa a andar, cheia de confiança, coragem, saúde e alegria, olho firmemente para frente, abra bem a porta e de o primeiro passo em direção a vida que você quer.
A benção que precisamos para seguir a diante não precisa ser dada verbalmente pelos lábios de nossos Pais. Esta benção já nos foi entregue no momento em que passamos a existir neste plano físico. Esta benção se chama Vida, e foi nos dada livre e gratuitamente a nós pelos nossos genitores, e a eles pelos pais deles, e pelos pais deles, e pelos pais deles a cada um deles, formando uma corrente com elos que vão se unindo e voltando no tempo até regressarem ao inicio. Imagine quanta força e coragem foram necessárias para que a Vida chegasse até você? Não tem como devolver, ou não aceitar. Então nos resta outra opção, apenas usufruir, e honrar esta benção.
Aproveite este momento de reflexão e descubra mais sobre quem são os seus pais, e quais foram os desafios que eles precisaram enfrentar para que a vida chegasse até você. Comece pelos sobrenomes, o seu, o de sua mãe e o de seu pai. Estas informações você pode verificar diretamente na sua Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade. Caso tenha acesso aos documentos de seus pais, vá mais longe e já descubra o nome de seus avós paternos e maternos, em documentos como Certidões de Casamento, Batismo e até mesmo de Óbito. Descubra a origem e o significado dos diferentes sobrenomes na internet através dos seguintes sites:
Youtube: No canal EuroDicas, você ira descobrir várias ferramentas que auxiliam na busca pela origem de seu sobrenome e como utilizá-las. Além de algumas dicas de como descobrir quem são seus antepassados. O vídeo tem menos de cinco minutos, mas as informações valem por 10!
Acesse pelo link:
Play Store: No quesito “monte sua árvore genealógica” existem dezenas de opções, mas até o momento o Family Search tem agradado ao maior numero de pessoas, pela facilidade de uso e principalmente por ser totalmente gratuito. Na minha opinião: o melhor!
Acesse pelo link.
Google: Você ainda pode digitar diretamente na aba de busca do Google a seguinte frase: “origem do sobrenome (escreva aqui o seu sobrenome)” e se surpreender com o que encontrar. A lista de possibilidades é tão grande que você vai poder maratonar nessa busca por todo seu final de semana.
SPOILERS: Na próxima semana: a força que vem de nossos avós.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Na nova sequência de Casamento Grego, a família Portokalos embarca em mais uma aventura rumo à Grécia, desta vez para conhecer as origens do patriarca Gus Portokalos (Michael Constantine). Em Casamento Grego 3, Toula (Nia Vardalos) e Ian (John Corbett) viajam à Grécia para a reunião de família, realizando o último desejo do pai da protagonista, falecido. O desejo do patriarca era de que todos da família visitassem o vilarejo grego onde ele nasceu e cresceu. E esse encontro entre os membros da família Portokalos na Grécia, promete uma viagem hilária e emocionante, cheia de amor, reviravoltas e boas lembranças.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Não Tem Volta é uma comédia de ação nacional dirigida por César Rodrigues (Modo Avião, Vai que Cola: O Filme), que conta a história de Henrique (Rafael Infante), um homem que, depois de perder um grande amor, acaba decidindo contratar uma empresa de matadores de aluguel para tirar sua própria vida e acabar com seu sofrimento. Depois de contratado, não há nenhuma maneira de voltar atrás com o serviço – além disso, ele não conhece a identidade do assassino. Porém, os planos de Henrique mudam subitamente quando Gabriela (Manu Gavassi), uma antiga paixão, retorna à sua vida buscando reatar o relacionamento.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Em Meu Novo Brinquedo, Samy vive feliz nos conjuntos habitacionais, ao lado dos amigos de infância e da esposa Jihane, que espera o primeiro filho. Para suprir as necessidades de sua futura família, ele consegue um emprego como vigia noturno em uma loja de luxo. Philippe Etienne é o homem mais rico da França. Frio, insensível, desde que a esposa morreu, há um ano, ele se dedicou inteiramente ao seu negócio. Alexandre – seu único filho e herdeiro de toda a fortuna de Etienne – mantém o pai à distância, buscando refúgio no mundo solitário de criança mimada. Para seu aniversário, Philippe abre o departamento de brinquedos da loja onde Samy trabalha e diz a Alexandre que ele pode levar o que quiser. Alexandre escolhe Samy. Inspirado no clássico cult de 1976 de Francis Veber, Le jouet.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Culpa e Desejo é um filme franco-norueguês dirigido por Catherine Breillat (Para Minha Irmã, Anatomia do Inferno) que acompanha a história de Anne (Léa Drucker), uma brilhante e respeitada advogada que vive com seu marido Pierre (Olivier Rabourdin) e as filhas do casal. Inesperada e gradualmente, a vida de Anne começa a mudar quando ela conhece o jovem Théo (Samuel Kircher), filho de um relacionamento passado de Pierre. Os dois acabam embarcando em um arriscado jogo de sedução, que resulta rapidamente em uma relação apaixonada – mas isso pode colocar a carreira de Anne e sua vida familiar em perigo.
Data de Lançamento: 23 de novembro de 2023
Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e implacável ascensão a imperador, visto através do prisma de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby). Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais e ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra: uma cruzada romântica com sua esposa adúltera.
Vindo do nada, como um oficial de artilharia do exército francês, o longa retrata sua jornada, até ser derrotado e exilado na ilha de Santa Helena. Conquistando o mundo para tentar conquistar o amor dela, suas táticas lhe renderam uma forte reputação e foi preciso sete coalizões de potências diferentes para derrotá-lo. No entanto, quando não consegue conquistar seu amor, ele tenta destruí-la – e destrói a si mesmo no processo.