Encerrando a programação 2015 do Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, o II FESTIVAL SESI CASA HEITOR acontece nos dias 21 e 22 de Novembro, sempre das 11h às 20h no casarão centenário da Avenida Marechal Floriano Peixoto, oferecendo dezenas de atividades gratuitas.

Durante dois dias, artistas de Curitiba estarão em um espaço de convívio com o público em diversas atividades gratuitas: teatro, artes visuais, música, cinema, gastronomia, programação especial para crianças e artesanato.

Esta é a segunda edição do Festival Sesi Casa Heitor. Na programação atrações como: Banda Blindagem, Ruído/MM, Rodrigo Lacaz, Feira da Baronesa, Trombone de Frutas, espetáculos infantis, bazares de artesanato, peças teatrais, oficinas, bate papo e gastronomia a cargo do Brooklyn Coffe Shop.

Promovido pelo Sesi PR, o Festival Sesi Casa Heitor faz um recorte da produção artística de Curitiba, bem como a programação anual do espaço, promovendo interação entre artistas e público, em um espaço convival de fruição, encontros e relação.

Programação – II Festival SESI Casa Heitor:

[MÚSICA] RODRIGO LACAZ

Data: 21/11

Horário: 11h

De Natal-RN é Intérprete de versões acústicas para canções do pop ao alternativo (U2, Coldplay, The Beatles, Florence + The Machine, Muse e muito mais), além de composições próprias já conhecidas localmente pelo seu trabalho como vocalista e guitarrista da banda Lunares (entre elas, “Eu Eles e Minha Casa”, vencedora do Prêmio Hangar de Melhor Música e do Prêmio do Voto Popular no MPBeco).

[MÚSICA] Acordes na Casa – RUÍDO/MM

Data: Sábado 21/11

Horário: 12h30 

O nome da banda é ruído/mm: uma unidade imaginária criada para representar aquilo que não pode ser descrito. Um quadro, uma paisagem: eventos contemplativos. Esta é a comparação e a aproximação que o ruído/mm tenta desenvolver e registrar com suas composições experimentos e sonoridades estranhas que buscam atingir o ouvinte de maneira sinestésica. O som, indescritível. Uma teia de eventos sonoros explorados à exaustão; experimentais, viscerais, criativos. Calma ou explosiva, a música instrumental do ruído/mm embala os pensamentos e faz mexer o corpo em uma mistura que vai do jazz ao punk, da psicodelia ao pósrock – e o que mais vier.

Músicos: Alexandre Liblik: piano, teclado e escaleta/ André Ramiro: guitarra/ Felipe Ayres: guitarra e efeitos eletrônicos / Giovani Farina: bateria/ Rafael Panke: baixo/ Ricardo Oliveira (“Pill”): guitarra

[TEATRO] NOVA COMÉDIA, NOVOS ATORES

Data: Sábado 21/11

Horário: 15h 

Com um grupo afiado de 14 atores, Mauro Zanatta, renomado ator e diretor de teatro e dono do Espaço Excêntrico onde ministra oficinas e cursos para atuação cômica e clown, apresenta a performance “ Nova Comédia, Novos Atores”. Com 75 minutos de duração, o espetáculo alterna pequenos números de 5 minutos,  que traz através de narrativas e interpretações, histórias vividas por seus personagens que poderiam ser contadas pela vida de cada um de seus espectadores.

Um espetáculo dinâmico e cheio de humor, que lava a lama e esquenta o coração.

Direção: Mauro Zanatta

Elenco:Adriana Samaan, Zé Ronaldo Ribiero, Karima Jaber, Pedro Melo, Camilla, Rangel Pererira, Paula Fernada Back, Luiz Alberto Bonin, Roberto Brunow Ventura, Deise Warken, Julia Campos, Filipe Dassie, Leonardo Carrera  e Georgina Santos.

Técnica: Robson Tocera

[TEATRO DE BONECOS] CHAPEUZINHO VERMELHO – Cia dos Ventos

Data: Sábado 21/11

Horário: 16h e 18h 

A Cia dos Ventos, comemora os seus 22 anos de existência, renovando seu publico com as histórias clássicas da literatura infantil. Chapeuzinho Vermelho e um lobo mau, é história universal de Charles Perrault, é contada com bonecos de luva. A interação entre os personagens e o público acontece sempre com muita diversão.

[MÚSICA] Super Vozes da Cidade – TROMBONE DE FRUTAS

Data: 21/11

Horário: 17h

Uma banda para quem gosta de músicas que misturam gêneros musicais. Trombone de Frutas consegue juntar bossa nova, rock clássico e um rap improvisado em uma música. Tudo isso com maestria e uma sonoridade muito rica. O primeiro álbum da banda se chama “Chanti, Charango?” e foi lançado em 2014. 

Músicos: Conde Baltazar – Voz; Marc Olaf – Piano, flauta e muito mais; Joao Taborda – Bateria; Rodrigo Chavez – Baixo; Thiago Ramalho – Guitarra e voz; Lauro Ribeiro – Trombone e voz. Convidados: Téo Ruiz, Vilma Ribeiro, Fran Rosas e Rayssa Fayet

[CINEMA] MOSTRA ROTEIROS DO NÚCLEO AUDIOVISUAL SESI

Data: 21/11

Horário: 13h30 

[CINEMA] MOSTRA DE CURTAS INFANTIS

Data: 21/11

Horário: das 15h às 16h e das 17h às 19h

O SESI Cultura apresentou no dia 28/10/2015 a Mostra Infantil, que fez parte da Mostra do Dia Internacional da Animação, com exibições simultaneas em mais de 500 cidades ao redor do mundo. A Mostra, que comemora a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, o filme “Pauvre Pierrot” feito por Emile Reynaud em 1892 do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris.
A Mostra contou com cerca de 1 hora de curtas metragens nacionais de animação dirigidas ao público infantil que terá sua reprise no Festival SESI Casa Heitor.

 [ARTES VISUAIS] BATE PAPO com FERNANDA GRIGOLIN

Data: 22/11

Horário: 16h

Fernanda Grigolin (Curitiba, 1980) É artista visual, editora e pesquisadora. Por dez anos foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. Possui especialização em Direitos Humanos (USP) e é mestra em artes visuais na UNICAMP. Vive e trabalha entre Campinas e São Paulo. Idealizadora e realizadora do projeto “Tenda de livros” que fará parte da III Feira da Baronesa.

[MÚSICA PARA CRIANÇAS] TAQUE TIQUE TÁ –

Data: 22/11

Horário: 14h

Release: O grupo Taque-Tique-Tá quer mostrar a sua música que vem cheia de carinho para as crianças! Além de apresentar seu trabalho autoral, em seu repertório estão algumas canções de compositores brasileiros que fazem parte do cenário musical infantil como Vinícius de Moraes, Toquinho, entre outros.

Músicos: Andrezza Prodóssimo (voz, teclado e percussão), André Prodóssimo (voz, baixo, percussão), Helena Sofia (acordeon e voz), Renan Mattar (guitarra e violão) e Luis Rolim (voz e percussão).

 [MÚSICA] CORAL CONTEMPORÂNEO SESI

Data: 22/11

Horário: 15h

Grupo que integra o Projeto Coral do Trabalhador e da Comunidade, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Klabin e realização SESI, tem o objetivo de promover um passeio pela música contemporânea. O grupo iniciou seus estudos no ano de 2014 e apresentará no Festival SESI Casa Heitor seu vasto repertório tendo como Maestro Indioney Rodrigues.

[OFICINA] Oficina de Fanzine

Data: 22/11

Horário:14h e 16h  
A oficina tratará da construção de um fanzine. Desde as formas como porceder na escolha dos temas, até a execução do mesmo. O objetivo da oficina é o de trazer ao p[ublico uma forma alternativa de construir e consumir informação, tal qual a apresentada atravéz dos fanzines.

O oficineiro João Ferreira é formado em Licenciatura em Artes Visuais pela Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Atualmente é professor da Gibiteca de Curitiba e na Escola de Arte e Design Octopus. É ilustrador e quadrinista.

Esta oficina acontece por meio do Projeto Salas de Leitura Paraná 2011, via Lei Rouanet.

[MÚSICA] Super Vozes da Cidade – BLINDAGEM –

Data: 22/11

Horário: 17h

A banda Blindagem pode ser considerada a cara paranaense do rock. Fundada no final dos anos 70, tornou-se a banda mais conhecida do Paraná ao longo dos anos. Foi a primeira do Estado a conseguir destaque nacional, com sucessos tocando nas rádios de todo país e shows nos principais programas de televisão da época. Com sua própria linguagem e estilo, a banda conquistou fãs de várias gerações, que continuam prestigiando a banda onde quer que ela toque. A Blindagem é formada pelo vocalista Rodriggo Vivaz, Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria). Músicos: Rodriggo Vivaz, Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria).

Convidados: Estrela Leminski , Oneide (Pelebrói Não Sei) e Ana Ribeiro (Namastê)