O médico psiquiatra Içami Tiba lança o livro “Educação Familiar – Presente e Futuro” e participa de um bate-papo com o público da capital. O evento é amanhã (27), às 19h30, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui e a entrada é franca.

Na obra o autor aborda todos os aspectos – dos mais simples aos mais controversos – da árdua, porém gratificante, tarefa de educar. Discorre sobre a necessidade de uma educação sustentável, analisa e comenta situações como a educação nas escolas, o comportamento do recém-nascido, do púbere e do adolescente, as amizades, onipotência juvenil, sexo e drogas, os desafios da educação por pais separados, filhos únicos, diferenças entre irmãos e das particularidades dos relacionamentos nos mundos físico e virtual.

“A família atual tem novos desenhos e novos papéis como padrasto e madrasta de filhos não órfãos, enteados, noras, genros, avós, ‘avós-drastos’, irmãos, meio-irmãos, irmãos postiços e vários tipos de filhos únicos. Muitas famílias não tem sustentabilidade e não conseguem educar suas crianças, adolescentes e nem mesmo seus adultos jovens”, diz o autor.

Para Içami Tiba, a educação atual tem buscado dar mais felicidade aos filhos sem se preocupar com a sustentabilidade dela. “Felicidade e responsabilidade andam de mãos dadas numa sociedade meritocrata”, complementa.

Segundo o autor, hoje os pais desconhecem a realidade que os filhos vivem fora de casa e são surpreendidos com violências sociais, abuso de drogas, gravidez precoce, repetência e abandono escolar. “Minha proposta neste livro é dar informações aos pais para que encontrem caminhos próprios para transformar os filhos que são apenas ‘príncipes herdeiros’ em eficientes ‘sucessores empreendedores’”, finaliza Içami Tiba.

Lançamento do livro e debate com Içami Tiba – Serviço

Quando: 27 de agosto (quarta-feira)

Onde: Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê)

Horário: 19h30

Quanto: gratuito