Histórias que mexem com o lúdico do universo das crianças. De março a agosto, Curitiba vivenciará o folclore brasileiro durante o “II Festival de Teatro Infantil – Brinque, Lendas Brasileiras”.  Com realização da  Montenegro Produções Culturais, Ministério da Cultura e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a segunda edição da mostra contempla seis espetáculos que contam histórias de personagens folclóricos conhecidos que vão proporcionar aos pequenos uma viajem por este vasto imaginário popular. A estreia acontece final de semana com a adaptação inédita de Rosy Greca Produções para “Iara”. As apresentações serão realizadas neste sábadodomingo, dias 21 e 22 de março, às 16 horas, no Teatro Bom Jesus. Toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe.

Na montagem, “Iara – uma lenda amazônica”, a contação de histórias (realizada por Rosy Greca) alia-se a música (executada ao vivo) e ao teatro de animação para apresentar às crianças uma das mais extraordinárias personagens do Folclore Brasileiro. Iara é uma sereia, metade peixe, metade mulher que, ao cair das tardes, emerge das águas amazônicas para seduzir, com o seu belo e irresistível canto, os varões tapuias com quem deseja casar. Uma vez seduzidos e enfeitiçados, os índios se entregam aos encantos da sereia e com ela mergulham nas águas, para nunca mais voltar.

Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé. Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou. Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.

O projeto inclui ainda contações de histórias no Hospital Pequeno Príncipe e apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver, que promove a pesquisa científica e o atendimento médico, educacional e social a crianças e adolescentes, com prioridades aos filhos sadios de hansenianos.

Festival de Teatro Infantil – Serviço

Onde: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135)

Quando: 21 e 22 de março (sábado e domingo)

Censura: livre

Horário: 16h

Quanto: R$16 inteira e R$10 a meia-entrada

Ingressos: bilheteria do teatro e DiskIngressos