O clima de terror — e diversão — agita o mês de outubro todos os anos. Mais conhecida em países como Estados Unidos e Inglaterra, a festa de Halloween também ganha sua versão brasileira e movimenta casas noturnas com eventos temáticos. Por não ser uma tradição autêntica do país como a festa junina, não teria a mesma força no calendário cultural. Mas isso está mudando, e quem atesta o movimento em torno do Dia das Bruxas são lojistas e produtores de eventos.
A origem incerta da comemoração resgata tradições celtas na Grã-Bretanha de fazer homenagem aos mortos. A noite de Halloween deriva da expressão “All Hallow’s Eve”, véspera do Dia de Todos os Santos, sendo comemorada em 31 de outubro, perto do Dia de Finados (2/11) – por isso, a temática noturna e ligada aos fantasmas. Em outros países, há a tradição de se fantasiar e crianças saem pedindo doces pela vizinhança. A parte das guloseimas não chegou ao Brasil com tanta força, mas o uso de fantasias caiu como uma luva no país do Carnaval.
Aproveitando a data, que cai sempre perto do feriado nacional de Finados, muitos estabelecimentos criam eventos temáticos. Assim como a festa chega ao Brasil influenciada por filmes, casas noturnas resgatam esse clima para suas festas. “No James criamos temas que referenciam a cultura pop e os filmes de terror. Neste ano celebraremos os 40 anos de lançamento de ‘A Hora do Pesadelo.’
Toda nossa decoração será inspirada na sequência de filmes do Freddy Krueger e vamos desenvolver um drink com o nome do personagem que, assim como nossos pesadelos, muda a cada noite”, conta Luis Otávio Dias, produtor, DJ e marketing do James Bar.
A casa comemora 26 anos de história em Curitiba e aproveita a época para apostar em várias noites de Halloween. Haverá uma festa exclusiva para convidados, edições de Dia das Bruxas de festas conhecidas do público e noites especiais. “No James a procura começa assim que acaba a época de festa junina. Nosso público é muito engajado com a semana especial de Halloween”, afirma Dias.
O engajamento do público é parte do que faz as noites de terror mais especiais – e lucrativas. “Festas de Halloween no geral envolvem mais investimento, tanto por parte da casa como do público, mas vale certamente a pena, nem tanto pela lucratividade que sim, pode ser maior que outras festas normais, mas principalmente porque é uma festa única onde as pessoas se divertem exercendo sua criatividade. Ano passado tivemos um público 75% maior no sábado de Halloween do que nos outros finais de semana de outubro”, o produtor revela.
Outro ponto importante das festas de Halloween são as fantasias. Casas especializadas contam com grande procura nessa época. A Mega Festa vende fantasias e itens de decoração temáticos, como lanternas em formato de abóbora (que imitam a tradição norte-americana de cortar rostos em abóboras e colocar uma vela dentro) até enormes bonecos de esqueletos e figuras que representam a
morte com foice. “Nosso faturamento no mês de outubro triplica por conta do Dia das Crianças e do Halloween”, comenta o proprietário Jorge Luiz Augustin.
Pensando em outras épocas do ano relacionadas ao uso de fantasia, Augustin é categórico: “Não se compara; Dia das Crianças e Halloween é três vezes melhor (do que o Carnaval). O lucro aumenta 300% nas duas lojas, para nós já passou o Natal e a festa junina”. Entre as mais procuradas, ele destaca: “são as fantasias de Esqueletos, Bruxas, Malévola, Piratas, Pânico. As capas de vampiros, as máscaras de terror e as maquiagens de terror vendem muito”.
O setor gastronômico também se beneficia dessa temporada. A rede Go Coffee cria sabores exclusivos de bebidas e todo ano vem trabalhando uma receita nova para o Dia das Bruxas. “A criação envolve pesquisa de tendências e muita criatividade”, revela Elói Ferreira, sócio proprietário da Go Coffee. “O público cria grande expectativa e espera pelos lançamentos. A interação nas redes sociais e nas lojas mostra que os clientes estão sempre ansiosos para experimentar o novo sabor”.
A vantagem para a marca vem não apenas em lucro. O frappe de Halloween (neste ano, com sabor Abóbora Spice, levando abóbora e especiarias) representa 15% da venda de frappes na rede, presente em 19 estados e com 27 lojas só em Curitiba. “As campanhas reforçam a imagem da Go Coffee como inovadora e criam conexão emocional com o público”, diz Ferreira.
Reforçando o potencial da data em Curitiba, vários estabelecimentos do entretenimento confirmam ações especiais em suas agendas todo ano. Isso renova a imagem de marcas já consagradas e oferece novas experiências ao público. “Todo o trabalho das casas noturnas curitibanas durante a época de Halloween reflete no sucesso do tema no setor do entretenimento. Há 10 anos moro em Curitiba e, ano após ano, vejo o quanto a galera daqui se empenha para entregar fantasias legais e se permitir uma noite de diversão como nenhuma outra do ano”, conclui Luis Otávio Dias.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.