
O clima de terror — e diversão — agita o mês de outubro todos os anos. Mais conhecida em países como Estados Unidos e Inglaterra, a festa de Halloween também ganha sua versão brasileira e movimenta casas noturnas com eventos temáticos. Por não ser uma tradição autêntica do país como a festa junina, não teria a mesma força no calendário cultural. Mas isso está mudando, e quem atesta o movimento em torno do Dia das Bruxas são lojistas e produtores de eventos.
A origem incerta da comemoração resgata tradições celtas na Grã-Bretanha de fazer homenagem aos mortos. A noite de Halloween deriva da expressão “All Hallow’s Eve”, véspera do Dia de Todos os Santos, sendo comemorada em 31 de outubro, perto do Dia de Finados (2/11) – por isso, a temática noturna e ligada aos fantasmas. Em outros países, há a tradição de se fantasiar e crianças saem pedindo doces pela vizinhança. A parte das guloseimas não chegou ao Brasil com tanta força, mas o uso de fantasias caiu como uma luva no país do Carnaval.
Aproveitando a data, que cai sempre perto do feriado nacional de Finados, muitos estabelecimentos criam eventos temáticos. Assim como a festa chega ao Brasil influenciada por filmes, casas noturnas resgatam esse clima para suas festas. “No James criamos temas que referenciam a cultura pop e os filmes de terror. Neste ano celebraremos os 40 anos de lançamento de ‘A Hora do Pesadelo.’

Foto: Micha
Toda nossa decoração será inspirada na sequência de filmes do Freddy Krueger e vamos desenvolver um drink com o nome do personagem que, assim como nossos pesadelos, muda a cada noite”, conta Luis Otávio Dias, produtor, DJ e marketing do James Bar.
A casa comemora 26 anos de história em Curitiba e aproveita a época para apostar em várias noites de Halloween. Haverá uma festa exclusiva para convidados, edições de Dia das Bruxas de festas conhecidas do público e noites especiais. “No James a procura começa assim que acaba a época de festa junina. Nosso público é muito engajado com a semana especial de Halloween”, afirma Dias.
O engajamento do público é parte do que faz as noites de terror mais especiais – e lucrativas. “Festas de Halloween no geral envolvem mais investimento, tanto por parte da casa como do público, mas vale certamente a pena, nem tanto pela lucratividade que sim, pode ser maior que outras festas normais, mas principalmente porque é uma festa única onde as pessoas se divertem exercendo sua criatividade. Ano passado tivemos um público 75% maior no sábado de Halloween do que nos outros finais de semana de outubro”, o produtor revela.
Outro ponto importante das festas de Halloween são as fantasias. Casas especializadas contam com grande procura nessa época. A Mega Festa vende fantasias e itens de decoração temáticos, como lanternas em formato de abóbora (que imitam a tradição norte-americana de cortar rostos em abóboras e colocar uma vela dentro) até enormes bonecos de esqueletos e figuras que representam a

Foto: Reprodução Facebook
morte com foice. “Nosso faturamento no mês de outubro triplica por conta do Dia das Crianças e do Halloween”, comenta o proprietário Jorge Luiz Augustin.
Pensando em outras épocas do ano relacionadas ao uso de fantasia, Augustin é categórico: “Não se compara; Dia das Crianças e Halloween é três vezes melhor (do que o Carnaval). O lucro aumenta 300% nas duas lojas, para nós já passou o Natal e a festa junina”. Entre as mais procuradas, ele destaca: “são as fantasias de Esqueletos, Bruxas, Malévola, Piratas, Pânico. As capas de vampiros, as máscaras de terror e as maquiagens de terror vendem muito”.
O setor gastronômico também se beneficia dessa temporada. A rede Go Coffee cria sabores exclusivos de bebidas e todo ano vem trabalhando uma receita nova para o Dia das Bruxas. “A criação envolve pesquisa de tendências e muita criatividade”, revela Elói Ferreira, sócio proprietário da Go Coffee. “O público cria grande expectativa e espera pelos lançamentos. A interação nas redes sociais e nas lojas mostra que os clientes estão sempre ansiosos para experimentar o novo sabor”.

Foto: Divulgação
A vantagem para a marca vem não apenas em lucro. O frappe de Halloween (neste ano, com sabor Abóbora Spice, levando abóbora e especiarias) representa 15% da venda de frappes na rede, presente em 19 estados e com 27 lojas só em Curitiba. “As campanhas reforçam a imagem da Go Coffee como inovadora e criam conexão emocional com o público”, diz Ferreira.
Reforçando o potencial da data em Curitiba, vários estabelecimentos do entretenimento confirmam ações especiais em suas agendas todo ano. Isso renova a imagem de marcas já consagradas e oferece novas experiências ao público. “Todo o trabalho das casas noturnas curitibanas durante a época de Halloween reflete no sucesso do tema no setor do entretenimento. Há 10 anos moro em Curitiba e, ano após ano, vejo o quanto a galera daqui se empenha para entregar fantasias legais e se permitir uma noite de diversão como nenhuma outra do ano”, conclui Luis Otávio Dias.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.