O clima de terror — e diversão — agita o mês de outubro todos os anos. Mais conhecida em países como Estados Unidos e Inglaterra, a festa de Halloween também ganha sua versão brasileira e movimenta casas noturnas com eventos temáticos. Por não ser uma tradição autêntica do país como a festa junina, não teria a mesma força no calendário cultural. Mas isso está mudando, e quem atesta o movimento em torno do Dia das Bruxas são lojistas e produtores de eventos.
A origem incerta da comemoração resgata tradições celtas na Grã-Bretanha de fazer homenagem aos mortos. A noite de Halloween deriva da expressão “All Hallow’s Eve”, véspera do Dia de Todos os Santos, sendo comemorada em 31 de outubro, perto do Dia de Finados (2/11) – por isso, a temática noturna e ligada aos fantasmas. Em outros países, há a tradição de se fantasiar e crianças saem pedindo doces pela vizinhança. A parte das guloseimas não chegou ao Brasil com tanta força, mas o uso de fantasias caiu como uma luva no país do Carnaval.
Aproveitando a data, que cai sempre perto do feriado nacional de Finados, muitos estabelecimentos criam eventos temáticos. Assim como a festa chega ao Brasil influenciada por filmes, casas noturnas resgatam esse clima para suas festas. “No James criamos temas que referenciam a cultura pop e os filmes de terror. Neste ano celebraremos os 40 anos de lançamento de ‘A Hora do Pesadelo.’
Toda nossa decoração será inspirada na sequência de filmes do Freddy Krueger e vamos desenvolver um drink com o nome do personagem que, assim como nossos pesadelos, muda a cada noite”, conta Luis Otávio Dias, produtor, DJ e marketing do James Bar.
A casa comemora 26 anos de história em Curitiba e aproveita a época para apostar em várias noites de Halloween. Haverá uma festa exclusiva para convidados, edições de Dia das Bruxas de festas conhecidas do público e noites especiais. “No James a procura começa assim que acaba a época de festa junina. Nosso público é muito engajado com a semana especial de Halloween”, afirma Dias.
O engajamento do público é parte do que faz as noites de terror mais especiais – e lucrativas. “Festas de Halloween no geral envolvem mais investimento, tanto por parte da casa como do público, mas vale certamente a pena, nem tanto pela lucratividade que sim, pode ser maior que outras festas normais, mas principalmente porque é uma festa única onde as pessoas se divertem exercendo sua criatividade. Ano passado tivemos um público 75% maior no sábado de Halloween do que nos outros finais de semana de outubro”, o produtor revela.
Outro ponto importante das festas de Halloween são as fantasias. Casas especializadas contam com grande procura nessa época. A Mega Festa vende fantasias e itens de decoração temáticos, como lanternas em formato de abóbora (que imitam a tradição norte-americana de cortar rostos em abóboras e colocar uma vela dentro) até enormes bonecos de esqueletos e figuras que representam a
morte com foice. “Nosso faturamento no mês de outubro triplica por conta do Dia das Crianças e do Halloween”, comenta o proprietário Jorge Luiz Augustin.
Pensando em outras épocas do ano relacionadas ao uso de fantasia, Augustin é categórico: “Não se compara; Dia das Crianças e Halloween é três vezes melhor (do que o Carnaval). O lucro aumenta 300% nas duas lojas, para nós já passou o Natal e a festa junina”. Entre as mais procuradas, ele destaca: “são as fantasias de Esqueletos, Bruxas, Malévola, Piratas, Pânico. As capas de vampiros, as máscaras de terror e as maquiagens de terror vendem muito”.
O setor gastronômico também se beneficia dessa temporada. A rede Go Coffee cria sabores exclusivos de bebidas e todo ano vem trabalhando uma receita nova para o Dia das Bruxas. “A criação envolve pesquisa de tendências e muita criatividade”, revela Elói Ferreira, sócio proprietário da Go Coffee. “O público cria grande expectativa e espera pelos lançamentos. A interação nas redes sociais e nas lojas mostra que os clientes estão sempre ansiosos para experimentar o novo sabor”.
A vantagem para a marca vem não apenas em lucro. O frappe de Halloween (neste ano, com sabor Abóbora Spice, levando abóbora e especiarias) representa 15% da venda de frappes na rede, presente em 19 estados e com 27 lojas só em Curitiba. “As campanhas reforçam a imagem da Go Coffee como inovadora e criam conexão emocional com o público”, diz Ferreira.
Reforçando o potencial da data em Curitiba, vários estabelecimentos do entretenimento confirmam ações especiais em suas agendas todo ano. Isso renova a imagem de marcas já consagradas e oferece novas experiências ao público. “Todo o trabalho das casas noturnas curitibanas durante a época de Halloween reflete no sucesso do tema no setor do entretenimento. Há 10 anos moro em Curitiba e, ano após ano, vejo o quanto a galera daqui se empenha para entregar fantasias legais e se permitir uma noite de diversão como nenhuma outra do ano”, conclui Luis Otávio Dias.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.