E entre a nossa casa e o nosso trabalho também, William Shakespeare!
Da minha casa até o meu trabalho, por exemplo, são cinco tubos de distância. Tubo, para quem não é daqui, é uma estrutura cilíndrica de vidro e metal, que serve como ponto de ônibus, mas com uma particularidade: você entra neles e uma porta levadiça do ônibus desce e cria uma espécie de ponte que liga você e o tubo (“vamos construir uma ponte em nós?”, diriam Sandy e Junior). Certa vez, uma amiga de um amigo meu (é sempre assim, né? Você nem conhece a pessoa e já está repassando a história) veio do interiorzão do estado, de alguma cidadezinha bem rural, entrou num tubo e perguntou que “horas ele saía”. Na cabeça dela, o tubo era o ônibus. Achei fofo.
Enfim, agora que eu já perdi o foco, como é de praxe, voltarei ao que interessa. Como eu disse, da minha casa ao trabalho são cinco tubos de distância, e, hoje, enquanto ia trabalhar, resolvi dar uma olhada no trajeto utilizando o Google Maps, o que me levou a migrar para o Street View, atitude que culminou aqui, neste texto.
Acontece que, diariamente, passamos sempre pelos mesmos locais. A rotina definitivamente cria padrões para os nossos dias, principalmente geográficos. Não adianta, a maioria de nós sabe exatamente onde estará às 15h da tarde e, mais que isso, conhece bastante – ou acha que conhece – o trajeto que realiza automaticamente todo santo dia para ir ou voltar seja lá de onde for. O que me faz contestar este nosso conhecimento é a experiência que tive com as ferramentas Google hoje cedo, e eu quero compartilha-la com você.
Funcionou assim: digitei nos campos do Google Maps o meu endereço de casa e o endereço do trabalho e decidi explorar virtualmente alguns locais curiosos que encontrei pelo caminho e que eu não fazia ideia de que existiam. Acredite, foi inusitado. Saca só:
Logo de cara me deparei com um local chamado “Caverna”. Minha semiótica obviamente me lembrou de Platão e do tal mito, mas o lugar não tem nada a ver com isso – obviamente (?). Na verdade, eu não fazia ideia do que era a tal da “Caverna”, no entanto, como mostra a foto abaixo, percebi que escoteiros frequentam o local. Claro que eu “dei um Google”, o que me fez descobrir que, entre a minha casa e o trabalho, existe um local de escalada indoor, cujo nome é “Caverna Escalada”. Quando que eu ia saber disso? Nunca! Justamente porque eu jamais procuraria um local de escalada. Sou sedentário, me desculpe. Entretanto, agora, quando me perguntarem, já sei exatamente onde existe um. Alguém me pergunta, please?
Um outro lugar que me chamou muito a atenção no mapa foi a “Topo Leilões”. Sim, agora você deve estar se perguntando: WHAAAT? Pois é, um local onde são realizados leilões. A-HAM, tipo aqueles de filme. Gente, sério, coloquem as suas melhores roupas e me acompanhem, porque eu sempre quis estar em um desses. Quem dá mais? RISOS.
Ainda viajando no maps, sério, me surpreendi. Encontrei um local de nome curioso e resolvi clicar. Estou falando da “Deborah Bruel – Arte na Faixa”. Com certeza cliquei no “pin” por motivos de “nome inusitado”, e não me arrependo.
O que encontrei foi um dos 20 pontos da cidade nos quais artistas fizeram intervenções nas faixas de pedestre para conscientizar a população sobre os riscos de não utilizar este recurso de segurança. A iniciativa foi da Prefeitura de Curitiba, por ocasião da Semana Nacional do Trânsito, só que tudo isso em 2010! SIM, 5 anos se passaram, eu não fazia ideia de que isso tinha acontecido aqui na cidade, e, eu não sei você, mas odeio não saber das coisas.
Ao todo, a Prefeitura convidou 20 artistas para modificarem uma das listras que compõem as faixas, a fim de chamar a atenção dos pedestres com a seguinte assinatura: “Agora que você reparou, atravesse na faixa”. Ah, e a Deborah Bruel foi uma das convidadas. Inteligente, não? Separei um link aqui para vocês conferirem na íntegra caso queiram. E separei também a foto da faixa que a Deborah Bruel modificou. =)
Enfim, eu não vou dar conselhos aqui nesta coluna – mentira, é claro que eu vou! Jamais perderia a oportunidade. Ok, de verdade, não darei conselhos, focarei nas sugestões. Sugerir é um termo que a psicologia usa e que data o ano de 1174. No começo ele era considerado demoníaco, vocês acreditam? Porém, fiquem tranquilos, porque eu juro para vocês que não tem mensagem subliminar neste texto, beleza?
Voltando AGAIN! Sugerir é um termo que carrega toda uma significação, eu sei, mas aqui vai apenas como uma sugestão despretensiosa mesmo. Sugiro, então, que você conheça o seu território, a sua quadra, os seus vizinhos. Para jovens como nós que sonham em desbravar o mundo, não conhecer sequer a rua de trás é, no mínimo, uma contradição. E o que está perto, aí mesmo do seu ladinho, acredite você ou não, pode te surpreender muito – serve também para as pessoas!
Para encerrar, gostaria de compartilhar com Shakespeare uma foto da vã filosofia dele (?). Até a próxima.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro