Era 16h30 do dia 05 de julho de 1980. O Papa João Paulo II, hoje santo, pousava no Aeroporto Afonso Pena. Começava ali a sua visita a Curitiba, uma das visitas mais importantes que a cidade já recebeu.

João Paulo foi recebido por autoridades ainda na pista de vôo e seguiu dali, em carro aberto, para o Estádio Couto Pereira, no bairro Alto da Glória, onde participou do seu primeiro evento para mais de 70 mil pessoas.

O papa que havia nascido na Polônia recebeu grande homenagem dos imigrantes poloneses durante todo o evento no estádio. No gramado, foi montado uma casa típica polonesa – a mesma que hoje se encontra no Bosque do Papa, no Centro Cívico de Curitiba.

Morte de João de Deus completa 10 anos - Caminhos Viagens

No dia seguinte, em frente ao Palácio do Iguaçu, sede do Governo do Paraná, o Papa João Paulo II celebrava a missa para uma multidão de aproximadamente 1 milhão de pessoas; comenta-se que este foi o maior evento aberto já realizado na história do estado. A celebração também foi transmitida para o mundo todo via Vaticano.

Visita de João Paulo II a Curitiba em 1980 - Rádio Construtiva

Multidão tomou conta do Centro Cívico

Durante 12 dias o papa João Paulo II percorreu as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Teresina, Fortaleza, despedindo-se do Brasil em Manaus, no dia 11 de julho de 1980.

O Papa voltaria ao Brasil ainda mais 3 vezes, sendo a última visita em 1997, na cidade do Rio de Janeiro.

You have Successfully Subscribed!