Guia rápido: o que fazer na Ilha do Mel (pra quem não quer só praia)

Ilha do Mel. Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Um dos destinos mais procurados no litoral paranaense é a Ilha do Mel. Tem quem passe apenas um dia no local, mas tem turistas que aproveitam boa parte da temporada na ilha. E, para quem busca um programa diferente além das belas praias, o Curitiba Cult e o Verão Maior Paraná, a programação organizada pelo Governo do Estado, separaram cinco pedidas para animar o verão na Ilha do Mel.

Farol das Conchas

O farol no Morro das Conchas é um dos símbolos da ilha. Localizado próximo da Praia de Fora, tem acesso a partir de uma escadaria. Foi construído por ordem de Dom Pedro II em 1872, sendo um marco histórico do litoral do estado. A vista vale por toda a caminhada: rende lindas fotos e uma vista de grande parte do local. O acesso mais próximo é pelo Trapiche de Brasília, numa caminhada de meia hora, mas também é possível ir por Encantadas, o que deve levar 2 horas.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

Também conhecida como Fortaleza da Barra, foi construída entre 1867 e 69, a mando do Rei de Portugal Dom José. Serviu como proteção da Baía de Paranaguá, ponto estratégico por onde passavam embarcações com ouro, madeira e erva-mate. Andando pela trilha, é possível visitar parte da estrutura que já defendeu as praias locais de invasores espanhóis.

Trilha até a Praia de Fora

O acesso à Praia de Fora tem uma trilha considerada fácil a partir de Nova Brasília. Esse caminho de areia e terra batida é tranquilo e já dá um panorama da calmaria do local. A caminhada traz uma oportunidade de conhecer a Mata Atlântica e seu bioma único no Brasil. É nessa região também que se concentra a maior diversidade de aves da ilha.

Gruta das Encantadas

Uma parada famosa da Ilha do Mel é a Gruta de Encantadas. O nome surgiu com a lenda de que sereias moravam nesta gruta. A pequena caverna fica bem próxima do mar. O acesso é pela Praia de Encantadas, e o ponto turístico é fácil de encontrar, tendo uma passarela que leva até a entrada. O detalhe é que a visita precisa ser feita pela manhã, já que de tarde a maré sobe e dificulta o acesso.

Dica final: horários de barco + pernoite

Como o acesso à Ilha do Mel se dá apenas de barco, é preciso ficar atento aos horários de chegada e saída. Segundo a Abaline (Associação de Barqueiros das Baías do Litoral Norte do Estado do Paraná), há saídas todos os dias de Pontal do Paraná e de Paranaguá. No sentido Pontal, o fluxo é maior, a cada meia hora, das 8h às 18h, tanto ida quanto volta. Já no sentido Paranaguá, é mais restrito.

Outra opção é ficar na ilha, aproveitando mais de um dia em um dos endereços mais famosos do litoral paranaense. Pousadas e hotéis dos mais variados preços estão à disposição. Quem ficar no local ainda pode aproveitar os bares e restaurantes, com uma cozinha típica e, muitas vezes, até música ao vivo, para fazer uma experiência completa no clima da Ilha do Mel.

Verão Maior Paraná

A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.

SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026

Quando: de 28 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026

Onde: litoral e noroeste do Paraná

Quanto: programação inteiramente gratuita

Informações: no site oficial do evento.

Por Brunow Camman
30/01/2026 12h00

Artigos Relacionados

Guia completo do litoral paranaense: o que fazer em cada cidade

Quanto custa viajar para o litoral do Paraná?