Guia completo do litoral paranaense: o que fazer em cada cidade

Morretes. Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Da praia à montanha, o litoral paranaense tem atrações para todos os gostos. O Paraná tem sete municípios em sua costa, contando com muitas atividades para aproveitar, especialmente no verão. Do centro histórico de Antonina até os palcos do Verão Maior Paraná em Matinhos, confira um guia do que fazer em cada cidade litorânea.

Guaratuba

A cidade litorânea dá nome à Baía de Guaratuba, já indicando uma de suas principais atrações. É possível conhecer a baía num passeio de barco, passando pelo mangue e acessando ilhas. Quem busca um mar tranquilo pode ir à Praia Central – também conhecida por ter mais bares com boa gastronomia local, valorizando frutos do mar. Já a Praia Brava é favorita dos surfistas. 

O Morro do Cristo, na Praia Central, tem uma trilha acessível que termina com uma ampla vista da baía. A Praça dos Namorados também e conhecida, ideal para acompanhar o pôr do sol a dois.

No calendário do Verão Maior Paraná, tem atividades no mar para as crianças. No final de semana de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, acontece a Escolinha de Surf das 8h às 18h. Instrutores percorrem as praias da cidade ensinando as crianças sobre segurança, postura equilíbrio e outras técnicas para dominar as ondas sobre pranchas. No dia 21/02, acontece a chegada do Rally Transparaná, depois de dias de intensa competição. No dia seguinte, acontece o Rally das Praias, em cenários próximos à orla.

Matinhos

O município de Matinhos tem diversas atrações. A começar pelo balneário de Caiobá, que de tão conhecido, é confundido com outra cidade pelos turistas. Ali, estão as praias Brava (para quem curte surf) e Mansa (procurada pelas famílias), além de vários hotéis e restaurantes. Matinhos conta com outras praias como Riviera, Flamingo e Costa Azul. 

Quem busca mais contato com a natureza, aproveita o Parque Estadual Rio da Onça e o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, por exemplo. Há ainda trilhas como no Morro do Boi e Morro do Escalvado, além da Ilha das Tartarugas. Também fica em Matinhos o Parque Aquático Águas Claras, com churrasqueiras e estruturas como piscinas e toboáguas. O Carnaval da cidade é muito famoso.

Durante o Verão Maior Paraná, Matinhos tem muitas atrações, incluindo um dos palcos principais. O município receberá shows de Ana Castela e Inner Circle, entre outros. Na parte esportiva, as crianças aproveitam Escolinhas de Bodyboarding e Surf, por exemplo. Ainda acontecem competições como o Paranaense de Handebol de Areia, Interclubes de Beach Tennis e Circuito Brasileiro de Clubes Beach Soccer.

Pontal do Paraná

São muitas possibilidades em Pontal do Paraná. A começar pelas praias, com pedidas como a agitada Ipanema, a tranquila e queridinha das famílias Praia de Leste, e Shangri-Lá com calçadões e diversas lanchonetes. Quem quer surfar, vai até Pontal do Sul e Santa Terezinha. Também é em Pontal do Sul que acontecem avistamentos de golfinhos. A famosa Feira da Lua, com gastronomia e artesanato, acontece de quarta a sexta em Shangri-lá, Santa Terezinha e Ipanema, respectivamente. 

A pesca esportiva é uma das principais atividades do Rio Guaraguaçu. Pontal conta ainda com mergulho, com a Associação MarBrasil, em áreas como Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais. Já a Estrada Ecológica do Guaraguaçu conta com passeios (que precisam ser agendados no Departamento de Turismo da cidade) pelo caminho pavimentado com as conchas dos sambaquis.

Em Pontal do Paraná está o outro palco principal do Verão Maior Paraná. É lá que o público poderá assistir Israel & Rodolffo, Raça Negra, Paralamas do Sucesso e Trio parada Dura, entre muitos outros. A cidade ainda recebe a Escolinha de Bodyboarding (de 30/01 a 01/02) e o Motocross em Praia de Leste, em uma pista feita especialmente para o evento (de 28/02 a 01/03).

Paranaguá

A cidade que deu início ao povoamento do Paraná tem muita história – e muitas atrações. Entre os endereços mais visitados estão o Aquário de Paranaguá, com animais exóticos e três andares com muito conhecimento, e a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, construção tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico. O Centro Histórico abriga museus e casarões centenários, além de bares e restaurantes. A cidade é conhecida pela Festa da Tainha (entre junho e julho), mas é possível aproveitar frutos do mar o ano todo. Outra pedida é o ecoturismo, como na Floresta Estadual do Palmito e a Cachoeira Quintilha.

A Ilha do Mel, um dos destinos mais procurados do litoral paranaense, pertence ao município de Paranaguá. A ilha conta com praias famosas, como Encantadas e sua Gruta de influência marinha, e a Praia do Farol. O Farol das Conchas tem uma vista completa da região. Também é possível conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construção do século XVIII que defendeu o litoral paranaense dos espanhóis. Como a ilha não tem carros, tudo é feito a pé ou de bicicleta – o que favorece os passeios em trilhas e apreciação da natureza.

Várias atividades esportivas estão na agenda de Paranaguá no Verão Maior Paraná. A cidade recebe o Lobafest, encontro náutico nos dias 07 e 08 de fevereiro. Também em 08/02, acontece o Cross Country, percurso desafiador por terrenos variados com obstáculos naturais, testando resistência e superação dos participantes. Nos dias 21 e 22, acontece o Festival de Voo Livre da Ilha do Mel. Pilotos experientes cruzam os céus da região, fazendo um espetáculo aéreo para o público. De 26/02 a 01/03, Paranaguá sedia o Brasileiro de Bodyboarding. E, no dia 07/03, o Fight Night Show, de competições de artes marciais.

Antonina

O Centro Histórico de Antonina parece uma viagem no tempo! Ali, ainda são preservadas casas de estilos do período colonial e art-deco, resgatando parte da história da arquitetura no país. Do Theatro Municipal até a Estação Ferroviária, são muitos pontos interessantes que celebram a cultura, a economia e a formação do litoral paranaense. 

O ecoturismo também é marcante, com o Pico Paraná: a montanha mais alta do Sul brasileiro (a entrada acontece por Campina Grande do Sul, mas o ponto mais alto está dentro de Antonina). A região tem ainda outros passeios naturais, como a descida do Rio Cachoeira e a Ponta do Pita, formação rochosa na baía que reúne de turistas a pescadores. Na gastronomia, divide com Morretes a fama pelo Barreado.

É em Antonina que começa o Desafio Antonina x Guaraqueçaba de Mountain Bike, no Verão Maior Paraná. O percurso valoriza as paisagens da Serra do Mar, e também a habilidade dos atletas: demanda alto nível técnico. O desafio está marcado para iniciar às 8h do dia 28/02. 

Morretes

Outro município que valoriza as construções históricas da região é Morretes. O Centro Histórico tem casarões de diferentes épocas, e é possível conhecer a Casa da Memória na Estação Ferroviária, que conta o desenvolvimento da cidade e suas diferentes fases. Inclusive, é possível chegar à cidade de trem com um passeio pela Mata Atlântica da Serra do Mar. No Rio Nhundiaquara, é possível fazer passeios e até descer de boia. Quem curte uma trilha pela natureza aproveita do Salto do Sagrado ao Salto dos Macacos, e os fãs de montanhismo podem visitar o Pico do Marumbi, com oito cumes, incluindo um com 1539 metros de altura.

Na hora do almoço, Morretes fica concorrida. Os turistas aproveitam a iguaria local: o Barreado. O prato oficial da cozinha paranaense nasceu como uma adaptação da cozinha portuguesa, mas hoje tem sua própria identidade. A carne bovina é cozida em uma panela de barro fechada com goma de tapioca por pelo menos oito horas, sendo servida com farinha e banana. A banana é outro destaque local, com a famosa bala desta fruta sendo produzida em Morretes e em Antonina. Na feira da cidade, é possível encontrar várias iguarias únicas, incluindo cachaças artesanais.

Guaraqueçaba

Quem gosta de aventura, precisa conhecer Guaraqueçaba. A cidade é conhecida pelo ecoturismo, com trilhas e cachoeiras que revelam as belezas da Mata Atlântica. Praias desertas e mata fechada marcam a região, assim como visitas em ilhas. Aliás, o melhor acesso á cidade é de barco, a partir de Paranaguá. Apesar de pequena, Guaraqueçaba conta com posadas e restaurantes, e o favorito dos visitantes: o Parque Nacional do Superagüi. Salto Morato está entre as cachoeiras mais visitadas.

Na programação do Verão Maior Paraná, a cidade faz parte do Desafio Antonina x Guaraqueçaba de Mountain Bike, a partir de 28 de fevereiro. Uma das provas mais exigentes do calendário de aventuras no Paraná, demanda alto nível. O percurso pela Serra do Mar tem variações de terreno, subidas prolongadas e exige resistência. Mais informações no site do evento.

Verão Maior Paraná

A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.

SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026

Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026

Onde: litoral do Paraná

Quanto: programação inteiramente gratuita

Informações: no site oficial do evento.

Por Brunow Camman
29/01/2026 10h16

Artigos Relacionados

Quanto custa viajar para o litoral do Paraná?

Você sabia? Curiosidades que fazem o litoral do Paraná ser único