
Da praia à montanha, o litoral paranaense tem atrações para todos os gostos. O Paraná tem sete municípios em sua costa, contando com muitas atividades para aproveitar, especialmente no verão. Do centro histórico de Antonina até os palcos do Verão Maior Paraná em Matinhos, confira um guia do que fazer em cada cidade litorânea.
A cidade litorânea dá nome à Baía de Guaratuba, já indicando uma de suas principais atrações. É possível conhecer a baía num passeio de barco, passando pelo mangue e acessando ilhas. Quem busca um mar tranquilo pode ir à Praia Central – também conhecida por ter mais bares com boa gastronomia local, valorizando frutos do mar. Já a Praia Brava é favorita dos surfistas.
O Morro do Cristo, na Praia Central, tem uma trilha acessível que termina com uma ampla vista da baía. A Praça dos Namorados também e conhecida, ideal para acompanhar o pôr do sol a dois.
No calendário do Verão Maior Paraná, tem atividades no mar para as crianças. No final de semana de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, acontece a Escolinha de Surf das 8h às 18h. Instrutores percorrem as praias da cidade ensinando as crianças sobre segurança, postura equilíbrio e outras técnicas para dominar as ondas sobre pranchas. No dia 21/02, acontece a chegada do Rally Transparaná, depois de dias de intensa competição. No dia seguinte, acontece o Rally das Praias, em cenários próximos à orla.
O município de Matinhos tem diversas atrações. A começar pelo balneário de Caiobá, que de tão conhecido, é confundido com outra cidade pelos turistas. Ali, estão as praias Brava (para quem curte surf) e Mansa (procurada pelas famílias), além de vários hotéis e restaurantes. Matinhos conta com outras praias como Riviera, Flamingo e Costa Azul.
Quem busca mais contato com a natureza, aproveita o Parque Estadual Rio da Onça e o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, por exemplo. Há ainda trilhas como no Morro do Boi e Morro do Escalvado, além da Ilha das Tartarugas. Também fica em Matinhos o Parque Aquático Águas Claras, com churrasqueiras e estruturas como piscinas e toboáguas. O Carnaval da cidade é muito famoso.
Durante o Verão Maior Paraná, Matinhos tem muitas atrações, incluindo um dos palcos principais. O município receberá shows de Ana Castela e Inner Circle, entre outros. Na parte esportiva, as crianças aproveitam Escolinhas de Bodyboarding e Surf, por exemplo. Ainda acontecem competições como o Paranaense de Handebol de Areia, Interclubes de Beach Tennis e Circuito Brasileiro de Clubes Beach Soccer.
São muitas possibilidades em Pontal do Paraná. A começar pelas praias, com pedidas como a agitada Ipanema, a tranquila e queridinha das famílias Praia de Leste, e Shangri-Lá com calçadões e diversas lanchonetes. Quem quer surfar, vai até Pontal do Sul e Santa Terezinha. Também é em Pontal do Sul que acontecem avistamentos de golfinhos. A famosa Feira da Lua, com gastronomia e artesanato, acontece de quarta a sexta em Shangri-lá, Santa Terezinha e Ipanema, respectivamente.
A pesca esportiva é uma das principais atividades do Rio Guaraguaçu. Pontal conta ainda com mergulho, com a Associação MarBrasil, em áreas como Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais. Já a Estrada Ecológica do Guaraguaçu conta com passeios (que precisam ser agendados no Departamento de Turismo da cidade) pelo caminho pavimentado com as conchas dos sambaquis.
Em Pontal do Paraná está o outro palco principal do Verão Maior Paraná. É lá que o público poderá assistir Israel & Rodolffo, Raça Negra, Paralamas do Sucesso e Trio parada Dura, entre muitos outros. A cidade ainda recebe a Escolinha de Bodyboarding (de 30/01 a 01/02) e o Motocross em Praia de Leste, em uma pista feita especialmente para o evento (de 28/02 a 01/03).
A cidade que deu início ao povoamento do Paraná tem muita história – e muitas atrações. Entre os endereços mais visitados estão o Aquário de Paranaguá, com animais exóticos e três andares com muito conhecimento, e a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, construção tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico. O Centro Histórico abriga museus e casarões centenários, além de bares e restaurantes. A cidade é conhecida pela Festa da Tainha (entre junho e julho), mas é possível aproveitar frutos do mar o ano todo. Outra pedida é o ecoturismo, como na Floresta Estadual do Palmito e a Cachoeira Quintilha.
A Ilha do Mel, um dos destinos mais procurados do litoral paranaense, pertence ao município de Paranaguá. A ilha conta com praias famosas, como Encantadas e sua Gruta de influência marinha, e a Praia do Farol. O Farol das Conchas tem uma vista completa da região. Também é possível conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construção do século XVIII que defendeu o litoral paranaense dos espanhóis. Como a ilha não tem carros, tudo é feito a pé ou de bicicleta – o que favorece os passeios em trilhas e apreciação da natureza.
Várias atividades esportivas estão na agenda de Paranaguá no Verão Maior Paraná. A cidade recebe o Lobafest, encontro náutico nos dias 07 e 08 de fevereiro. Também em 08/02, acontece o Cross Country, percurso desafiador por terrenos variados com obstáculos naturais, testando resistência e superação dos participantes. Nos dias 21 e 22, acontece o Festival de Voo Livre da Ilha do Mel. Pilotos experientes cruzam os céus da região, fazendo um espetáculo aéreo para o público. De 26/02 a 01/03, Paranaguá sedia o Brasileiro de Bodyboarding. E, no dia 07/03, o Fight Night Show, de competições de artes marciais.
O Centro Histórico de Antonina parece uma viagem no tempo! Ali, ainda são preservadas casas de estilos do período colonial e art-deco, resgatando parte da história da arquitetura no país. Do Theatro Municipal até a Estação Ferroviária, são muitos pontos interessantes que celebram a cultura, a economia e a formação do litoral paranaense.
O ecoturismo também é marcante, com o Pico Paraná: a montanha mais alta do Sul brasileiro (a entrada acontece por Campina Grande do Sul, mas o ponto mais alto está dentro de Antonina). A região tem ainda outros passeios naturais, como a descida do Rio Cachoeira e a Ponta do Pita, formação rochosa na baía que reúne de turistas a pescadores. Na gastronomia, divide com Morretes a fama pelo Barreado.
É em Antonina que começa o Desafio Antonina x Guaraqueçaba de Mountain Bike, no Verão Maior Paraná. O percurso valoriza as paisagens da Serra do Mar, e também a habilidade dos atletas: demanda alto nível técnico. O desafio está marcado para iniciar às 8h do dia 28/02.
Outro município que valoriza as construções históricas da região é Morretes. O Centro Histórico tem casarões de diferentes épocas, e é possível conhecer a Casa da Memória na Estação Ferroviária, que conta o desenvolvimento da cidade e suas diferentes fases. Inclusive, é possível chegar à cidade de trem com um passeio pela Mata Atlântica da Serra do Mar. No Rio Nhundiaquara, é possível fazer passeios e até descer de boia. Quem curte uma trilha pela natureza aproveita do Salto do Sagrado ao Salto dos Macacos, e os fãs de montanhismo podem visitar o Pico do Marumbi, com oito cumes, incluindo um com 1539 metros de altura.
Na hora do almoço, Morretes fica concorrida. Os turistas aproveitam a iguaria local: o Barreado. O prato oficial da cozinha paranaense nasceu como uma adaptação da cozinha portuguesa, mas hoje tem sua própria identidade. A carne bovina é cozida em uma panela de barro fechada com goma de tapioca por pelo menos oito horas, sendo servida com farinha e banana. A banana é outro destaque local, com a famosa bala desta fruta sendo produzida em Morretes e em Antonina. Na feira da cidade, é possível encontrar várias iguarias únicas, incluindo cachaças artesanais.
Quem gosta de aventura, precisa conhecer Guaraqueçaba. A cidade é conhecida pelo ecoturismo, com trilhas e cachoeiras que revelam as belezas da Mata Atlântica. Praias desertas e mata fechada marcam a região, assim como visitas em ilhas. Aliás, o melhor acesso á cidade é de barco, a partir de Paranaguá. Apesar de pequena, Guaraqueçaba conta com posadas e restaurantes, e o favorito dos visitantes: o Parque Nacional do Superagüi. Salto Morato está entre as cachoeiras mais visitadas.
Na programação do Verão Maior Paraná, a cidade faz parte do Desafio Antonina x Guaraqueçaba de Mountain Bike, a partir de 28 de fevereiro. Uma das provas mais exigentes do calendário de aventuras no Paraná, demanda alto nível. O percurso pela Serra do Mar tem variações de terreno, subidas prolongadas e exige resistência. Mais informações no site do evento.
A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.
Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026
Onde: litoral do Paraná
Quanto: programação inteiramente gratuita
Informações: no site oficial do evento.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.