Guairinha, Guairão e mais: quantos auditórios fazem parte do complexo cultural?

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto Guairão. Foto: Arquivo CCTG.
Foto: Arquivo CCTG

Referência do teatro paranaense, o Centro Cultural Teatro Guaíra abriga diversos espaços de apresentação, auditórios com nomes oficiais, mas que foram carinhosamente apelidados com o nome do Complexo, como Guairão e Guairinha. Mas, afinal, quantos são exatamente os espaços de apresentações do complexo cultural?

Com uma sede em um espaço de mais de 16 mil metros quadrados, o Teatro Guaíra é um dos maiores complexos culturais da América Latina. No total, tem capacidade para 2,8 mil espectadores em suas dependências. O principal prédio fica em frente à Praça Santos Andrade, no lado oposto à Universidade Federal do Paraná, tornando as três quadras um polo cheio de histórias.

Inauguração

O Guaíra nasceu como Theatro São Theodoro, em 1884, fundando um marco da vida cultural na capital paranaense. Durante a Revolução Federalista no estado, ficou fechado por anos, reinaugurando como Theatro Guayrá em 1900. Foi demolido em 1939, mas a pressão popular levou ao planejamento de um novo espaço. O prédio atual teve sua construção iniciada em 1952, já planejando ter mais de um auditório.

O primeiro a ser inaugurado é o Auditório Salvador de Ferrante, apelidado de Guairinha. Foi aberto em 1954 e contou até com a presença do presidente do Brasil na época, Café Filho. Tem 472 lugares, entre plateia e balcão. Após 20 anos, nasce o Guairão, que teve a sua inauguração adiada por conta de um incêndio em 1974. 

No ano seguinte, 1975, é inaugurado o Miniauditório, batizado com o nome do ator, diretor e jornalista Glauco Flores de Sá Brito, com capacidade para 68 pessoas.

José Maria Santos

O quarto auditório do Centro Cultural Teatro Guaíra fica em outra construção histórica: o José Maria Santos. O nome é uma homenagem ao ator que esteve diretamente ligado a grandes movimentos culturais locais, como a fundação do Teatro da Classe. Sua fundação aconteceu em 1998 e tem 177 lugares.

Espaço alternativo

Espetáculos experimentais de nomes de peso do teatro curitibano já usaram outros ambientes do Centro Cultural. Foram encenadas peças na Carpintaria Teatral, um ambiente alternativo nos fundos do Guairinha. Já se apresentaram no local grupos como Selvática e Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo.

Por Brunow Camman
25/09/2024 12h36

Artigos Relacionados

140 anos do Teatro Guaíra: uma história que começa em outro lugar

De ator a governador: quem nomeia os principais palcos de Curitiba?