O Grupo FATO, que comemora 20 anos de carreira em 2014, estreia o show “Próximo” no dia 28 de setembro no Teatro Sesi, em São José dos Pinhais, abrindo a turnê de divulgação do novo disco, produzido por Pedro Luís, e que contou com participações de Lenine, Pedro Luís, João Cavalcanti e vários artistas da cena paranaense.

“Próximo” é a 11ª montagem de show realizada pelo Grupo FATO, que se mantém com uma prática musical sempre curiosa, constante e inquieta. São 15 músicas assinadas por diversos autores, entre canções que estão no novo CD e outras do repertório do Grupo, com letras e arranjos que ao mesmo tempo aprofundam e renovam o estilo musical do FATO. Utilizando-se de elementos de tradições regionais, do pop contemporâneo e explorando sonoridades que vão das acústicas às digitais, o Grupo FATO produz combinações estéticas peculiares. Os arranjos exploram uma convivência harmônica de timbres e texturas musicais, vindas de todos os cantos do Brasil com diferentes temperos do mundo.

Um movimento de superação de fronteiras, aproximação, compartilhamento e de passos à frente é o conceito explorado por “Próximo”, em disco e show, buscando colocar em contato linguagens e sotaques diversos. Um exemplo que merece destaque é a música “Raiz” (Neuza Pinheiro e Ulisses Galetto) que sintetiza a proposta do “Próximo”, com loops produzidos por Yuri Queiroga, no Recife, a partir de samples de tamancos de fandango paranaense gravados e enviados a ele pelo Grupo FATO, por sugestão do carioca Pedro Luís.

A turnê que tem início em setembro passará por cidades do interior do Paraná. Depois retorna a Curitiba, com cinco shows confirmados entre setembro e novembro. Em 2015 a turnê continua: em março o FATO fará show em Curitiba com participação especial de Pedro Luís; em abril, na região sudoeste do Paraná e em maio, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Grupo FATO inicia turnê com novo show no Teatro Sesi São José dos Pinhais – Serviço

Quando: 28 de setembro (domingo)

Onde: Teatro SESI São José dos Pinhais (Rua XV de Novembro, 1800 – Centro)

Horário: 19h

Quanto: R$10 inteira e R$5 meia-entrada

Vendas: na bilheteria do teatro