Aconteceu na noite deste domingo (8) a realização do 75º Golden Globe Awards, mais conhecido por nós como Globo de Ouro. O prêmio é entregue às melhores obras cinematográficas e televisas do ano; sempre sediado em Beverly Hills, Califórnia. Trata-se de uma das premiações mais importante no meio, dando início a corrida pelo Oscar. Para 2018, nada mais justo do que uma premiação marcante, histórica e até mesmo surpreendente.

Após 2017 trazer várias acusações de assédio que derrubaram grandes nomes de Hollywood como Kevin Spacey e Harvey Weinstein. O Globo de Ouro 2018 acabou sendo palco de uma grande mobilização, com maioria dos artistas utilizando preto em forma de protesto, discursos emocionantes e participação de grupos de apoio a vitimas de assédio. Quem simbolizou tudo isso, e muio mais, foi Oprah Winfrey em seu brilhante discurso ao ganhar o Prêmio Cecil B. DeMille. Primeira vez que uma mulher negra recebe tal honra, anualmente concedida a nomes de grande importância no cenário audiovisual americano.

Falando agora de obras premiadas, destaque total e inesperado para Três Anúncios Para Um Crime no cinema. Levou como Melhor Filme de Drama, Melhor Roteiro, Melhor Atriz em Drama (Frances McDormand) e Melhor Ator Coadjuvante em Drama (Sam Rockwell); escrito e dirigido por Martin McDonagh, o longa estreia por aqui em 15 de fevereiro.

Quem se deu bem também foi Lady Bird: A Hora de Voar, faturando como Melhor Filme de Comédia/Musical e Melhor Atriz em Comédia/Musical com Saoirse Ronan.  Antes tido como favorito no Globo de Ouro, A Forma da Água estava presente em sete categorias; acabou ficando “apenas” com Melhor Diretor (Guillermo Del Toro) e Melhor Trilha Sonora. Nas categorias principais masculinas, James Franco ganhou como Melhor Ator em Comédia/Musical por O Artista do Desastre; enquanto Gary Oldman de O Destino de Uma Nação é o Melhor Ator em Drama.

Trailer – Três Anúncios Para Um Crime

Na televisão não existiram muitas surpresas, com consagração dos serviços de streaming e atuações reconhecidas. Oriunda do Hulu, os prêmios de Melhor Série Dramática e Melhor Atriz em Série Dramática (Elizabeth Moss) vieram com The Handmaid’s Tale. A Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Comédia/ Musical (Rachel Brosnahan) foram para The Marvelous Mrs. Maisel da Amazon.

Já a gigante Netflix se contentou com Aziz Ansari como Melhor Ator em Série de Comédia por Master of None. Porém, tal feito entrou para história; sendo o primeiro asiático a levar em tal categoria. Da mesma forma como Sterling K. Brown se tornou o primeiro negro a ganhar como Melhor Ator em Série Dramática pelo seu papel em This Is Us. História sendo feita no Globo de Ouro 2018.

Quando assunto é Melhor Minissérie ou Filme para Televisão, domínio absoluto de Big Little Lies da HBO. Foram seis prêmios, entre eles, os principais: Melhor Minissérie, Melhor Atriz (Nicole Kidman), Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern) e Melhor Ator Coadjuvante (Alexander Skarsgård). Na categoria que sobrou tivemos Ewan McGregor como Melhor Ator por Fargo.

Trailer – Big Little Lies