O escritor Gilberto Abrão lança nesta quinta-feira (17), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium seu terceiro romance, O Escriba de Granada. A entrada é gratuita.

A obra é uma mescla de fatos históricos com uma trama totalmente ficcional e amarra duas histórias paralelas vividas em períodos diferentes. Uma, a de Jorge, acontece nos tempos atuais. Outra, a do escriba, acontece no fim da idade média. “Para o Jorge uso uma linguagem atual, com expressões idiomáticas e alguma gíria; já para o escriba tento uma narrativa mais arcaica sem ser incompreensível”, explica o autor. A grande trama do livro é descobrir o que liga uma história a outra mesmo elas sendo separadas pelo tempo.

Jorge é um funcionário público brasileiro amargurado com a vida. Sem amor e sem as mulheres ele odeia comunistas, homossexuais e negros, retratando um homem miserável e sem propósito. Já Abul Qacem é o último escriba de Gharnata que contará as glórias de um povo feliz e orgulhoso em um reino repleto de aromas, cores, texturas e muita riqueza. O escriba vive um tórrido e intenso romance proibido com a sultana Aisha, a esposa do rei. Esse amor deixará marcas tão profundas quanto as cicatrizes do sangrento massacre que assinalou a destruição e a queda de Gharnata para o domínio dos reis católicos.

SERVIÇO

Gilberto Abrão lança “O Escriba de Granada”

Quando: 17 de julho (quinta-feira)

Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121)

Horário: às 19h30

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre