A Galeria Portfolio, em Curitiba, apresenta na noite desta sexta-feira, dia 21, sua última exposição fotográfica individual de 2014, com a bela mostra Transpondo Desejos, do paulistano Mauricio Vieira. Ela é composta com mais de 80 imagens de diferentes tamanhos e suportes, capturadas desde o final da década de 80. Trata-se de uma coletânea de sua vivência como fotógrafo, dividida em cinco atos:

Primeiro ato: “Desejo de ser”. Trata do querer ser fotógrafo. Imagens do final dos anos 1980 que estarão à disposição do espectador para adquiri-las, não havendo reposição das mesmas. Esta ausência irá revelar outras imagens (de)compondo e (re)construindo.

Segundo ato: “Desejo de iludir(se)”. Todos nós passamos por um momento em que queremos mostrar o que gostaríamos de ser. Neste caminho, (des)cobrimos informações para que o espectador possa (re)criar imagens do seu próprio universo, como uma amálgama do tempo.

Terceiro ato: “Desejo da homenagem”. A ação do tempo acelera o processo da lembrança guardada na memória. São as origens materializadas pelo cheiro do passado.

Quarto ato: “Desejo de transpor”. Entender que transpor não está em superar obstáculos, e sim refundar a matéria. Um trampolim para construção de janelas, portas e túneis na incansável busca pelo autoconhecimento. O mais interessante do processo foi identificar a paráfrase entre os “atos”, desde a “gênese” até hoje.

Quinto ato: “Desejo de liberdade”. Saio da galeria para ocupar espaços abertos da escola, com elementos transitórios presentes em minhas narrativas de épocas distintas, quando resgato fragmentos e imagens com um novo olhar, propondo novas significâncias.

O coquetel de abertura está programado para as 19h. Já a exposição ficará aberta ao público até de 4 de dezembro. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Galeria Portfolio inaugura exposição de Mauricio Vieira – Serviço

Data: 21 de novembro (sexta-feira) a 04 de dezembro (quinta-feira)

Coquetel de abertura: 21 de novembro (sexta-feira) às 19h

Onde:  Galeria Portfolio (Rua Alberto Folloni, 634 – Centro Cívico)

Horário: de segunda a sexta-feira das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 20h, e no sábado das 9h ao meio-dia

Quanto: gratuito