A soprano gaúcha Gabriela Di Laccio mora em Londres desde 2001 e no ano passado foi contemplada com o prêmio Artista Clássica do Ano, da Air Europa Lukas Awards, no Reino Unido. Ela vem a Curitiba para duas apresentações, nos dias 12 e 13 de novembro, às 20h, na Capela Santa Maria. O público poderá acompanhar também um ensaio aberto às 15h do dia 11 de novembro.
O concerto “Drama – O afeto necessário do barroco” tem em seu repertório árias e lamentos dos compositores Barbara Strozzi, Girolamo Frescobaldi, Giulio Caccini, Giovanni Felice Sances, Claudio Monteverdi, Jean-Baptiste Lully, Marc-Antoine Charpentier e Henry Purcell. No palco, Gabriela Di Laccio é acompanhada por Fernando Cordella no cravo, Thomas Jucksch no violoncelo barroco e Guilherme de Camargo na guitarra barroca e teorba.
“Este projeto tem como objetivo explorar a importância da ‘doutrina dos afetos’ na música barroca: o conceito de que uma ideia musical não era somente uma representação de um afeto, mas sim a sua verdadeira materialização”, explica Gabriela. O objetivo é explorar o drama individual vivido nas árias apresentadas, costuradas com a bela poesia de Petrarca. “Os estados emocionais de cada personagem são representados no seu sentido mais intenso, retratando as diferentes emoções e dilemas numa trajetória musical”, completa a soprano.
Gabriela Di Laccio graduou-se em canto lírico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ainda no Brasil, foi integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, tendo se apresentado como solista em diversos concertos. Recebeu do Governo do Paraná bolsa de estudos para aperfeiçoar seus estudos com a soprano Jennifer Smith, no Royal College of Music of London. Com importantes concertos em seu currículo, ganhou também os prêmios Peter Pears e Richard III na categoria performance.
Radicada em Londres desde 2001, Gabriela Di Laccio mostra que a música pode e deve estar ao alcance de todos. A expressividade do seu canto, sua forte presença de palco e generosidade como artista transcendem as fronteiras tradicionais da música erudita. A cantora apresenta performances que combinam música, poesia, iluminação e teatro, oferecendo a seu público uma experiência única.
A gaúcha é também a fundadora da Bravo Brazil, uma instituição que arrecada fundos para apoiar iniciativas brasileiras que, pela educação musical gratuita, auxiliem crianças em situações de risco. O projeto conta com Adriana Calcanhotto como patrona.
Quando: 12 e 13 de novembro (quarta e quinta), 20h
Onde: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Quanto: R$ 30 e R$ 15
Ensaio: 11 de novembro (terça), ensaio aberto às 15h (entrada gratuita)
Ingressos: No local
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Data de Lançamento: 22 de junho de 2022
Amor & Gelato é baseado no romance homônimo de Jenna Evans Welch. Lina está indo para a Itália, mas não porque quer, mas sim porquê o último desejo de sua mãe antes de morrer era que ela conhecesse seu pai. Mas que pai vai querer ver a filha depois de 16 anos sem vê-la uma única vez? Lina não está nada animada. Isso até que seu pai dá o diário de sua mãe para ela. Lendo as palavras da mãe, ela descobre que talvez seu pai não seja realmente seu pai biológico. Sua mãe estava apaixonada por dois homens enquanto passava o verão na Itália, se aventurando, visitando lugares e, é claro, comendo muitos gelatos. Mas Lina não está desacompanhada, ela acaba conhecendo Ren, um italiano charmoso que, por algum motivo, decide ajudar a garota e a traçar os mesmos passos que uma vez sua mãe fez.
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Estrelando Kevin Hart, Woody Harrelson e Kaley Cuoco, O Homem de Toronto conta a história do assassino mais mortal do mundo e um trapalhão nova-iorquino sendo confundidos enquanto estão hospedados em um Airbnb.
Data de Lançamento: 22 de junho de 2022
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Remake coreano da popular série espanhola, La Casa de Papel: Coreia acompanha um grupo de inteligentes criminosos planejando um enorme roubo a um dos maiores bancos da península coreana. Neste mundo, com a Coreia do Sul e Coreia do Norte unificadas, uma nova moeda é criada. Apesar de, a princípio, a unificação parecer algo positivo para a península, logo percebemos que a realidade está longe disso. Com a nova moeda, os ricos de ambos os lados acumulam riqueza enquanto os pobres continuam sofrendo na miséria. Um grande estrategista, conhecido como o Professor (Yoo Ji-tae), reúne um grupo de assaltantes com diferentes habilidades para cumprir essa complicada missão. Mas com personalidades distintas, os criminosos acabam entrando em conflito uns com os outros, causando problemas ao complexo plano. No dia do assalto, várias complicações inesperadas aparecem pelo caminho, obrigando cada um dos bandidos a tomar atitudes desesperadas para que o plano funcione e eles voltem milionários para casa.
Data de Lançamento: 22 de junho de 2022