Francis Ford Coppola fala sobre as dificuldades na produção de O Poderoso Chefão

Foto: Regan Arts/Divulgação

Depois de 50 anos de seu lançamento, O Poderoso Chefão retorna às salas de cinema em sua versão remasterizada. O premiado diretor responsável pelo longa, Francis Ford Coppola, bateu um papo no painel da Paramount Pictures na CCXP WORLDS 2021. Na entrevista Coppola falou sobre as dificuldades que enfrentou na produção do filme e sobre revisitar a sua obra hoje consagrada.

“Quando você faz coisas novas você vai de encontro ao que a sua produtora quer. E com certeza ‘O Poderoso Chefão’ foi algo que ninguém esperava“, conta o diretor hoje consagrado e com 82 anos, mas que na época ainda era jovem e como colocou “tinha três filhos e nenhum dinheiro”. Coppola ainda completou dizendo que havia muita incerteza a respeito de “The Godfather” título original da produção que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. “Se você me dissesse ali que as pessoas achariam o filme bom, eu ficaria chocado” brinca o cineasta.

Quando questionado a respeito das possíveis mudanças que o filme poderia sofrer com a remasterização, o Coppola conta que “O Poderoso Chefão” é o filme que ele sempre quis e por isso a produção foi cercada de tanta incerteza. “Se eu fizesse um filme que fosse exatamente como eu sonhei, seria difícil de financiar mas duraria a eternidade” afirma Coppola. Ele ainda afirma que a única mudança entre a versão original e a remasterizada é a qualidade de imagem.

A respeito da longevidade de “O Poderoso Chefão”, o diretor conta que sempre equiparou o filme a uma história shakespeariana. “(O Poderoso Chefão é) Uma história mais formal em estilo, com o tema da sucessão de um rei shakespeariano, com três filhos. Cada um tinha uma de suas qualidades, mas nenhum tinha todas elas, então era algo clássico”, afirma o diretor.

Sobre o novo projeto, o diretor reafirma a dificuldade que é tirar do papel os projetos que são fiéis aos sonhos do cineasta. “Megalópoles é um bom exemplo. O tipo de filme que ele é, pessoal, então ele pode durar mais tempo, mas é mais difícil de financiar. No meu caso, eu tenho sorte, pois posso financiá-lo sozinho, que é o que farei”, concluiu o cineasta.

Por Deyse Carvalho
04/12/2021 21h14

Artigos Relacionados

CCXP WORLDS 2021 acontece neste final de semana e o Curitiba Cult fará cobertura

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” volta aos cinemas para comemorar os 20 anos de lançamento