
Era 16h20 (RÁ!) quando chegamos ao Tijucão Cultural 2016. Subi o Miguel nos meus ombros para que ele pudesse ver o show que começava naquele instante: “tio, é a Karol Conka em carne e osso?”, perguntou o curioso. Sim, era ela. A Boca Maldita estava lotada, bem daquele jeitinho que a gente gosta.
Ano passado levei o Miguel e a Júlia para visitar a Bienal Internacional de Curitiba 2015, mas dessa vez a Júlia não estava em casa, então o review aqui ficará exclusivamente por conta dele. Funciona assim: eu contarei como foi o evento, mas tudo a partir da curadoria do meu sobrinho. O motivo? Gente, as crianças são ótimas avaliadoras! Mais sinceras impossível.
Foi o que Miguel me disse ao sair de uma das instalações apresentadas ao público. “Ah, cara, é que arte nem sempre a gente tem de entender, às vezes é só para sentirmos e imaginarmos coisas”. Curioso mesmo ele ficou com o retroprojetor que fazia parte da obra. Me dei conta de que o garoto é novo, então realmente nunca tinha visto um daquele – me senti velho.

Da janela da sala que abrigou uma das instalações, Miguel observa a XV vista de cima.
Subimos até o 21o andar de elevador, mas descemos até o térreo pelas escadas, porque não queríamos perder nada do que a programação do Tijucão reservava pelos corredores e salas do tradicional edifício. Nas escadas, se não me engano até o 11o andar, um barbante solto pelo chão e amarrado às portas e janelas cortava o caminho, nos obrigando a desviar dele para não tropeçarmos. Definitivamente, o Miguel se divertiu e gostou da proposta de ter “obstáculos” por um caminho que antes não teria nada.

Ponta final do barbante que nos acompanhou durante quase todo o nosso percurso de escada.
Na sala ocupada com a exposição do artista Henrique Martins foi onde passamos mais tempo. Dei o celular na mão do Miguel e ele registrou essa foto aí abaixo, mas logo depois passou a maior parte do tempo folhando a publicação chove, também do artista anfitrião da sala. O Miguel ficou ali, de boa, tranquilo, sozinho, um bom tempo – felizmente esse livro tem na minha casa, notícia que deixou o garoto felizão! <3

Foto da obra do artista Henrique Martins registrada pelo Miguel.

Encantado com o livro “chove”, de Henrique Martins.
Não adianta, as obras que permitem interação com certeza foram as que mais chamaram a atenção do Miguel – sim, ele quase enlouqueceu os presentes ao descobrir que cada botão da obra Entre Trânsitos, dos artistas Maya Weishof e Eduardo Amato, emitia o som de uma campainha diferente.

Janela, janelinha, porta, campainha (?)
Sou um tio pentelho, daqueles que ficam perguntando coisas aleatórias para as crianças só para ouvir as respostas que o universo infantil é capaz de produzir. E, para a minha surpresa, quando questionado sobre o que ele mais gostou no evento inteiro, Miguel mostrou no meu celular a foto que ele tirou da obra mais bonita segundo ele. Tá aí, gente – e eu pensando que ele diria que tinha sido o lanche que fizemos depois do Tijucão. Calei a boca.

De tudo o que vimos no Tijucão, este quadro foi o que Miguel mais curtiu. Curioso, não? Ah, e o registro fotográfico é dele.
Crianças são sujeitos em desenvolvimento, que encontram em tudo o que é desconhecido uma curiosidade enorme e uma infinidade de abstrações que apenas o cérebro infantil é capaz de produzir. Estimule a curiosidade, a observação e a capacidade social das crianças que estão perto de você. Pergunte-se sempre: como você gostaria de ter sido criado? Depois disso, mãos à obra, garanto que é recompensador. Ah, e ao Tijucão Cultural só nos resta dizer: continue e obrigado!
Se vocês quiserem dar uma olhada no Tijucão do ano passado, escrevi sobre ele aqui.

apenas uma foto da gente sendo simpáticos para nos despedirmos de vocês. Tchau!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.