Filmes nacionais para assistir nos streamings

Homem com H um dos filmes para aproveitar no Dia do Cinema Nacional. Foto: Divulgação/Paris Filmes.
Foto: Divulgação/Paris Filmes

O cinema nacional tem tantas opções para assistir que pode até ser difícil saber por onde começar. Sejam clássicos ou novidades, tem do drama à comédia, passando até por documentário. A produção feita no país tem até sua própria data: 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro. Para inspirar, o Curitiba Cult fez uma seleção de filmes nacionais para assistir nos streamings, incluindo novidades e filmes premiados.

“Homem Com H”

A cinebiografia de Ney Matogrosso saiu dos cinemas e logo chegou na Netflix. O longa-metragem estrelado por Jesuíta Barbosa dramatiza a jornada de um dos mais inventivos e talentosos músicos brasileiros, desde o começo da carreira e as brigas familiares ao sucesso e a busca por grandes amores.

Onde assistir: Netflix.

“O Homem do Futuro”

O lado cômico de Wagner Moura desponta em “O Homem do Futuro”. O cientista Zero cria uma máquina capaz de voltar no tempo, mas usa isso para mudar sua própria vida e apagar os momentos de humilhação. O elenco ainda tem Alinne Moraes.

Onde assistir: Amazon Prime ou Apple TV.

“Saneamento Básico, o Filme”

Olha quem vem lá! “Saneamento Básico, o Filme” retornou aos cinemas recentemente com uma versão remasterizada, e teve sessões lotadas no Brasil. Quem não conseguiu assistir, tem outra chance, agora no streaming. O filme acompanha um grupo de amigos que precisa fazer um filme para garantir o orçamento necessário para a reforma do sistema de esgoto de uma pequena comunidade.

Onde assistir: Netflix.

“Central do Brasil”

O filme que (quase) rendeu o Oscar para Fernanda Montenegro se tornou um clássico do cinema. Além da grande Fernandona, “Central do Brasil” tem ainda uma história emocionante de uma mulher que acaba ajudando um garoto a encontrar sua família, fazendo uma viagem pelo país em paisagens marcantes registradas pelo olhar preciso do diretor Walter Salles. Com certeza, um dos filmes nacionais obrigatórios para se assistir nos streamings.

Onde assistir: Netflix.

“O Território”

Este documentário acompanha lideranças indígenas e ativistas ambientais que arriscam suas vidas para defender a floresta amazônica. O filme venceu o Festival de Sundance no Prêmio Especial do Júri e Prêmio do Público, em 2022.

Onde assistir: Disney+.

“Tropa de Elite”

“Tropa de Elite, osso duro de roer!” Mais do que um refrão, o filme foi um marco do cinema e trouxe importantes questões sociais à tona. A narrativa, mais do que um filme policial, traz temas como corrupção e violência – com uma trilha sonora marcante e a atuação elogiada de Wagner Moura.

Onde assistir: Amazon Prime.

“Betânia”

“Betânia” tem conquistado prêmios em festivais por todo o mundo e chega agora para aluguel em diferentes plataformas. Coprodução da Salvatore Filmes com o Canal Brasil, foi filmado no Maranhão e retrata temas sociais e ambientais. O cenário emblemático é palco de uma narrativa entre o drama e a comédia, com trilha sonora de Bumba Meu Boi.

Onde assistir: GooglePlay/Youtube Filmes.

“Bye Bye Brasil”

“Bye Bye, Brasil” é um clássico do cinema nacional. Com José Wilker e Betty Faria no elenco, foi dirigido por Carlos Diegues, grande cineasta falecido em fevereiro. O filme acompanha uma trupe de artistas levando arte e imaginação para diferentes cidades brasileiras que ainda não tinham televisão.

Onde assistir: Mubi.

“Ainda Estou Aqui”

Vencedor do Oscar e com mais de cinco milhões de espectadores nos cinemas, “Ainda Estou Aqui” já pode ser visto em casa. Um dos filmes nacionais de maior destaque dos últimos anos, o longa-metragem de Walter Salles já chegou nos streamings. Na história, baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, o pai da família é levado pelos militares durante a ditadura e desaparece, e a mãe (na premiada performance de Fernanda Torres) tenta manter os filhos em segurança enquanto busca respostas.

Onde assistir: Globoplay.

Trilogia “Minha Mãe é Uma Peça”

Divertidos e emocionantes, os filmes de “Minha Mãe é Uma Peça” trazem Paulo Gustavo no papel principal. Inspirados na peça que fez sucesso pelo Brasil, narram a vida de Dona Hermínia e seu jeito engraçado de comandar a família. A trilogia está entre os grandes hits de público do cinema brasileiro, e os três filmes nacionais podem ser vistos nos streamings.

Onde assistir: Globoplay.

Por Brunow Camman
21/06/2025 07h45

Artigos Relacionados

Diretor de primeiro filme com protagonista surda, que estreia no Olhar de Cinema: “arte surda é viva, pulsante e em ascensão”

“Torniquete”, com Marieta Severo, faz estreia mundial no Olhar de Cinema; confira crítica