
O Mês do Orgulho LGBTQIA+ coincide com um grande evento: o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O festival acontece de 11 a 19 de junho na capital paranaense e, entre as 92 produções em exibição, tem diversas opções com essa temática. São curtas e longas-metragens do Brasil e do mundo, que participam de diferentes mostras – inclusive, nas competitivas – que trazem a diversidade entre suas temáticas. Confira os filmes LGBTQIA+ para curtir durante o Olhar de Cinema.

Torniquete. Foto: Divulgação/Amanda Lavorato.
Três mulheres da mesma família passam a viver juntas pela primeira vez, o que revela cicatrizes e traumas ainda latentes. Entre violência e acolhimento, a narrativa vai mostrando sentimentos intensos e novas possibilidades entre as personagens. O longa com direção de Ana Catarina Lugarini traz Marieta Severo no elenco.
Sessões: 14/06, às 21h, e 15/06, 15h45, na Sala Claro – MON.

‘Apenas Coisas Boas’, de Daniel Nolasko, filme LGBTQIA+ integra a Mostra Competitiva Brasileira do Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
O diretor Daniel Nolasco, conhecido por seus filmes LGBTQIA+, traz este longa para o Olhar de Cinema. Dois homens se apaixonam no interior de Goiás nos anos 1980, e vivem um amor que de desdobra pelo tempo enquanto enfrenta repressão e silenciamento.
Sessões: 17/06, às 20h45 na Sala Claro – MON, e 18/06, às 13h30 no Cine Passeio.

Explode São Paulo, Gil. Foto: Reprodução.
O filme traz o encontro da diretora Maria Clara Escobar com Gil e as vivências desta. “Explode São Paulo, Gil” discute a dureza da realidade confrontando os sonhos e desejos de uma mulher, e de como a passagem do tempo afeta essas camadas.
Sessões: 13/06, às 21h15, na Sala Claro – MON, e 14/06, às 16h, no Cine Passeio.

Filme Fronteriza. Foto: Reprodução.
Lucca viaja de São Paulo a Foz do Iguaçu com uma câmera na mão atrás do pai que nunca conheceu. Na tríplice fronteira, conhece o paraguaio Diego, estabelecendo um vínculo inesperado e que pode o levar a um novo percurso.
Sessões: 12/06, às 19h30, e 16/06, às 18h15, na Cinemateca.

Um Corpo Para Habitar. Foto: Reprodução.
Participando da mostra Competitiva Internacional, este filme conta a história de Fakir Musafar, discutindo práticas de vida e de arte anti-sistêmicas. O diretor Angelo Madsen, conhecido por seu cinema queer, destaca mais uma vez experiências de subculturas que entrelaçam relações humanas e desejos.
Sessões: 14/06, às 18h15 na Sala Claro – MON, e 15/06, às 15h30, na Cinemateca.

Filme Hot Milk no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
Estrelado por Emma Mackey e Fiona Shaw, “Hot Milk” é inspirado no livro homônimo de Deborah Levy. Sofia acompanha a mãe Rose em uma viagem à Espanha, para um tratamento de saúde. Nesse novo espaço, ela experimenta um novo sentimento de liberdade e precisa enfrentar algumas dores do passado.
Sessões: 16/06, às 13h15, e 18/06, às 18h15, no Cine Passeio.

Esportes Aquáticos um dos filmes LGBTQIA+ no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
O curta que faz parte da mostra Competitiva Internacional tem direção do filipino Whammy Alcazaren. No filme, dois jovens estão em busca do amor, passando do riso ao choro em suas jornadas de descobertas.
Sessões: 12/06, às 19h30, e 16/06, às 18h15, na Cinemateca.

Fabulosas – Operação Aranha. Foto: Reprodução.
Representando os filmes LGBTQIA+ na Mirada Paranaense do Olhar de Cinema, “Fabulosas – Operação Aranha” tem direção de Th Fernandes e Lua Lambertti. O filme acompanha uma jornalista travesti investigando a morte de uma amiga e descobrindo uma teia de mistérios.
Sessões: 15/06, às 17h30, e 18/06, às 17h45, na Cinemateca.

Americana. Foto: Reprodução.
Com Leona Vingativa no elenco, “Americana” acompanha Bryanna enquanto espera suas amigas darem depoimentos à polícia sobre uma briga. A linguagem dos memes e cenas de celular podem mostrar verdades sobre o ocorrido, ou complicar ainda mais a jornada de Bryanna.
Sessões: 12/06, às 19h30, e 16/06, às 18h15, na Cinemateca.

Batguano Returns – Roben na Estrada, um dos filmes LGBTQIA+ no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
O diretor Tavinho Teixeira volta aos seus personagens do filme “Batguano” dez anos depois, agora com a co-direção de Frederico Benevides. Ritmo punk, simbologias, questões políticas, humanas e cinematográficas se cruzam em uma busca por ir contra as amarras da sociedade.
Sessões: Dia 13/06, às 16h30, e 17/06, às 15h45, no Cine Passeio Ritz.

Nem Toda História de Amor Acaba em Morte no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
O primeiro longa-metragem nacional com uma protagonista surda acompanha as dificuldades de um novo relacionamento. Sol se apaixona por Lola, mas precisa aprender a conviver com as dificuldades da comunicação bilíngue, entre português e libras, e a presença do ex-marido de Lola.
Sessões: 16/06, às 17h50, e 18/06, às 13h40, no Cine Passeio.

Salomé um dos filmes LGBTQIA+ no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
Um sci-fi queer como releitura bíblica é destaque de “Salomé”, um dos filmes LGBTQIA+ no Olhar de Cinema. O longa se passa em Recife e mostra o retorno de uma modelo (Aura Nascimento) para a casa da mãe (Renata Carvalho).
Sessões: 12/06, às 19h30, e 13/06, às 15h40, no Cine Passeio.
Quando: de 11 a 19 de julho de 2025
Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila
Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)
Ingressos: pré-venda a partir de 16 de maio no site
Informações: no site do Olhar de Cinema
O Olhar de Cinema tem desconto para assinantes Clube Cult.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.