O Cineclube da Cinemateca de Curitiba tem na sua programação de fevereiro os filmes “Sparrow”, do cineasta chinês Johnnie To, e “A árvore, o prefeito e a mediateca”, do francês Eric Rohmer. As sessões do Cineclube, promovidas desde abril de 2014, têm a proposta de manter vivo o interesse pelo cinema como arte e são organizadas pelo Coletivo Atalante.

“Sparrow” será exibido na sessão desta semana, sexta-feira (6), às 16h. Realizado em 2008, o filme conta a história de um bando de batedores de carteiras liderados por Kei, que se fascinam por uma jovem, bela e misteriosa mulher, que está sempre fugindo de alguém. Quando descobrem que ela foge de um grande chefão da máfia, não conseguem resistir à tentação de ajudá-la. Apesar de pouco divulgados no circuito comercial, os filmes do diretor Johnnie To são reverenciados nos festivais europeus. Ele tem uma extensa filmografia e é conhecido sobretudo por seus filmes de ação, como “Vingança” e “Eleição – Submundo do Poder”.

No dia 20 de fevereiro acontece mais uma sessão, desta vez com uma obra do diretor francês Eric Rohmer, um dos ícones da Nouvelle Vague. O filme escolhido, contudo, é representativo de uma outra fase do cineasta, que continuou produzindo e inovando na linguagem do cinema nas décadas seguintes. “A árvore, o prefeito e a mediateca” foi produzido em 1992 e conta a história de um prefeito socialista de uma pequena cidade francesa, que, com a ajuda de seus contatos em Paris, pretende construir um centro multimídia, tendo esta como a grande realização de sua administração. Mas situações inesperadas atrapalham os planos de prefeito.

Serviço – Cineclube Cinemateca

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)

Quanto: 06 e 20 de fevereiro de 2016 (domingo)

Horários: às 16h

Quanto: gratuito